Presidente de Honduras abandona acordo com os EUA e denuncia tentativa de golpe

A presidente hondurenha, Xiomara Castro, alertou sobre uma conspiração contra seu governo de esquerda, em meio a uma nova disputa diplomática entre o país centro-americano e os Estados Unidos.

Castro, que ordenou ao seu governo que se retirasse de um tratado de extradição de longa data depois de o embaixador dos EUA levantar preocupações sobre uma reunião entre autoridades de defesa hondurenhas e venezuelanas, sugeriu que o tratado estava sendo usado para interferir nos assuntos internos.

O tratado de extradição continua em vigor, de acordo com um relatório do Departamento de Estado dos EUA. O responsável defendeu a extradição como mutuamente benéfica para ambos os países.

“Pedimos veementemente ao governo de Honduras que reconsidere esta decisão”, acrescentou o porta-voz em comunicado à Reuters, argumentando que os esforços para combater o tráfico de drogas seriam prejudicados se fosse mantido.

O tratado de extradição, que está em vigor há mais de um século, facilitou a extradição de hondurenhos de alto perfil para os EUA, incluindo o antecessor de Castro, o ex-presidente Juan Orlando Hernandez.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Presidente de Honduras abandona acordo com os EUA e denuncia tentativa de golpe no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.