O presidente americano, Donald Trump, anunciou na quinta-feira sua intenção de renomear os aniversários do fim de ambas as guerras mundiais para “Dia da Vitória”.
Desde seu retorno à Casa Branca em janeiro, o magnata expediu vários decretos para rebatizar alguns elementos da vida pública americana.
Entre eles, o “Dia dos Povos Indígenas” foi renomeado “Dia de Colombo”, e o Golfo do México passou a se chamar “Golfo da América”.
“Com este anúncio, estou renomeando o dia 8 de maio como Dia da Vitória da Segunda Guerra Mundial e 11 de novembro como Dia da Vitória na Primeira Guerra Mundial”, escreveu Trump em sua plataforma Truth Social na quinta-feira.
O dia 8 de maio é amplamente comemorado na Europa Ocidental enquanto a Rússia o celebra um dia depois, mas não é feriado nos Estados Unidos. Esta data marca a rendição incondicional da Alemanha para o Aliados no final da Segunda Guerra Mundial.
Já o dia 11 de novembro, fim da Primeira Guerra Mundial, é conhecido como “Dia dos Veteranos” em homenagem aos ex-combatentes americanos.
“Muitos dos nossos aliados e amigos celebram o dia 8 de maio como o Dia da Vitória, mas fizemos muito mais do que qualquer outro país para alcançar a vitória na Segunda Guerra Mundial”, acrescentou Trump.
“Vencemos as duas guerras, ninguém chegou perto de nós em termos de força, coragem ou brilhantismo militar, mas nunca comemoramos nada. Isso porque não temos mais líderes que saibam como fazer isso!”, afirmou. “Vamos começar a comemorar nossas vitórias novamente!”
A Casa Branca ainda não emitiu oficialmente um decreto ou promulgação para as mudanças de nome das celebrações.
jgc/tc/arm/dbh/jc