Megashow de Lady Gaga movimenta economia e aquece comércio popular do Rio

Nada como a criatividade para alavancar as vendas, pegando carona nos megaeventos que atraem grande volume de público. Foi o que fez uma loja na área de comércio popular do Rio de Janeiro, que não perdeu a oportunidade de proporcionar aos fãs de Lady Gaga uma caracterização especial para o show gratuito que acontece no próximo sábado, 3, nas areias de Copacabana, zona sul da cidade.

Que tal um look estilizado que faz referência ao famoso vestido de carne da Mother Monster no VMA de 2010? Batizado de “Picanha da Gaga”, a produção exclusiva sai por R$ 315 na loja, que patenteou o produto e, segundo a proprietária do estabelecimento, Lorrana Lica, chamou atenção até do estilista responsável pela criação da peça usada pela cantora, o designer de moda argentino Franc Fernández.

+Fãs de Lady Gaga se aglomeram na calçada do hotel antes do megashow no Rio
+Show de Lady Gaga no Rio prevê impacto econômico de R$ 600 milhões para a cidade

“A gente divulgou as peças na internet e viralizou. Dois dias depois, quem compartilhou foi o próprio estilista. Ele achou incrível e pediu as peças”, disse ela, que enviou o material solicitado pelo designer de moda.

Transformar seu estabelecimento em “Loja da Lady Gaga” não é novidade para a empresária. O point, localizado na área conhecida como Saara (Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega), também foi “Loja da Madonna” há um ano, quando a Rainha do Pop aterrissou no Rio para uma mega apresentação nos mesmos moldes de agora. A experiência já vinha de outras ocasiões, como o show do RBD, em novembro de 2023. A iniciativa deu tão certo que a empresa não parou mais de se reinventar a cada novo grande espectáculo de música.

No lugar, clientes encontram os mais diversos itens, desde camisetas, bonés, copos, leques e acessórios, com preços que variam de R$ 10 (faixa para cabeça) a R$ 70 (camiseta).

Muitos outros estabelecimentos da região, como não poderia deixar de ser, também oferecem produtos comemorativos do evento e disputam a preferência do público. Por isso mesmo a empresária decidiu, dessa vez, criar um produto exclusivo.

“O vestido de carne foi um marco na carreira dela. Se a gente tivesse produzido só o vestido de carne e tivesse colocado em exposição, eu acho que não teria toda essa repercussão que teve. A gente precisou usar o nosso humor brasileiro para o pessoal conseguir compreender. E deu tão certo que o estilista solicitou a picanha dele”, contou a dona da loja.

Produzido com 11 kg de carne bovina crua, o vestido de Lady Gaga no VMA de 2010 se tornou um poderoso símbolo de protesto político e cultural.

A empresária garante que as vendas neste ano superaram a do show de Madonna, e espera grande movimentação na loja no dia do evento, já que é tradição do brasileiro deixar tudo para última hora, sem contar que os fãs de outras cidades vão deixar para chegar ao Rio horas antes da apresentação.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Victor Andrade (@victorandradde)

Enquanto os fãs aguardam, camelôs faturam

A chegada de Lady Gaga ao Rio, na última terça-feira, 29, aqueceu o comércio informal em Copacabana, com ambulantes oferecendo todo tipo de lembrança e de aparato para curtir o show com comodidade. São cangas para sentar na areia, copos, leques, faixas, camisetas e bolsas estampadas com Lady Gaga.

As vendas ainda seguem em ritmo lento, mas a exemplo de outros megashows gratuitos na praia, os vendedores esperam faturar alto próximo a data do evento. 

Na mão do ambulante Marco Cunha, 42 anos, que já trabalha há 18 vendendo na rua, não faltam produtos para recordar a passagem da cantora pelo Rio. Ele e tantos outros se juntaram aos fãs em frente ao Copacabana Palace, que se aglomeraram à espera de um aceno de Gaga do alto da janela no quarto onde está hospedada, e onde também está montado o palco, mas com a intenção de faturar.

“A venda está meio fraca, mas acredito que vá melhorar, já que os turistas estão chegando. Tá devagarzinho, mas tá saindo”, disse ele, que está na desde o início da semana na expectativas das vendas.

Os preços são os mais variados, indo de R$ 25 o copo, até R$ 120 a canga. A esperança agora é vender tanto quanto no show da Madonna, ocorrido há um ano, também em frente ao Copacabana Palace.

“O da Madonna foi explosão, todo mundo vendeu, todo mundo botou dinheiro no bolso”, relembrou ele.

Lady Gaga no Brasil

Dia 3 de maio acontece a primeira apresentação de Lady Gaga desde a frustração que os fãs sofreram com o cancelamento de seu show no Rock in Rio de 2017. Ela deve subir ao palco às 21h. A estrutura preparada para a Mother Monster é maior do que a montada para o show da Madonna, no mesmo lugar, em maio de 2024.

Ao longo da faixa de areia, sentido Leme, foram instalados 10 telões para reproduzir as imagens da apresentação. O repertório deve reunir clássicos como “Bad Romance” e “Rain on Me”, além das novidades de seu mais recente álbum.

O show deve movimentar a economia da cidade em cerca de R$ 600 milhões e a estimativa de público é 1,6 milhão de pessoas, entre cariocas e turistas brasileiros e estrangeiros, a exemplo do que ocorreu no show da Madonna. É o que aponta o estudo “Potenciais Impactos Econômicos do Show da Lady Gaga no Rio – 2025”, elaborado pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro – Riotur.

O evento faz parte de uma série de shows que já entrou no Calendário de Eventos do Rio de Janeiro neste ano, e que vai ocorrer todo mês de maio até, pelo menos, 2028, resultado de parceria entre Prefeitura do Rio e iniciativa privada, através da criação da plataforma “Todo Mundo no Rio”.

A Bonus Track, que promove os eventos da nova plataforma, também foi a empresa responsável pelos shows de Madonna, em maio de 2024, e Rolling Stones, em 2006, ambos, assim como será Lady Gaga, realizados em estrutura montada nas areias de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace, segundo a mesma estrutura: com passarela ligando o hotel ao palco.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.