As marcas estão empenhadas em desenvolver soluções mais sustentáveis com relação aos carros. Hoje, os automóveis híbridos e elétricos são a tecnologia mais avançada, em números de comercialização.
Contudo, a Toyota estuda uma outra forma de reduzir as emissões de carbono na atmosfera. A montadora apresentou a Hilux movida a biometano, durante a 30ª edição da Agrishow, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo
A Hilux, baseada na versão STD Power Pack manual, é a primeira picape do Brasil com esse tipo de combustível. O biometano é renovável e derivado do biogás, que pode ser produzido a partir de quaisquer matérias orgânicas, como a da cana-de-açúcar.
De acordo com explicação da marca, a picape utiliza como base o motor 2.8 diesel da Hilux atual, que foi adaptado para operar no ciclo Otto, adequado ao biometano.
“As modificações incluem o redesenho da cabeça dos pistões para alterar a taxa de compressão, a adição de velas de ignição com bobinas e sistemas de controle, além da instalação de tanques de gás, reguladores de pressão e sistemas de filtragem”, explica a Toyota, por meio de assessoria.

Outra alteração presente da Hilux movida a biometano é que o gerenciamento eletrônico do motor também foi remapeado para ajustar os sinais de injeção do biometano como combustível.
Com o protótipo da Hilux a biometano reafirmamos nosso compromisso com uma mobilidade mais sustentável, conectada às vocações do País e que gera impacto positivo para o meio ambiente e a sociedade.
Presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio
Apesar do proposta da empresa, a picape ainda é um protótipo e não tem nenhuma previsão de lançamento para o mercado brasileiro.
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Este conteúdo foi originalmente publicado em Hilux movida a biometano: saiba o que muda na picape “verde” da Toyota no site CNN Brasil.