Saiba quem é Hugo Motta, novo nome de Lira para a presidência da Câmara

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), líder do partido na Câmara dos Deputados, ganhou força nos últimos dias e deve ser o indicado para a sucessão de Arthur Lira (Progressistas-AL) para a sucessão na presidência da Casa. O nome deve ser anunciado até o fim desta semana.

+ Marcos Pereira desiste de candidatura à sucessão da Câmara e decide apoiar Hugo Motta

O parlamentar foi cogitado por Lira, que vê bom trânsito do deputado com diversas alas da Câmara dos Deputados. A força sobre o nome de Motta aumentou após o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em reunião com Lira na última semana.

Hugo Motta não estava nem entre os cotados para o comando da Câmara em 2025. Os favoritos na disputa eram Elmar Nascimento (União Brasil-BA), Antônio Brito (PSD-BA) e Marcos Pereira (Republicanos-SP), presidente nacional do partido de Motta.

Na costura para um candidato, Lira queria ter uma aprovação nos moldes da sua eleição de 2023, com aprovação de ampla maioria da Casa. Para isso, seria necessário a escolha de um nome de consenso tanto de Lula quanto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Pereira recebeu aval de Lula, mas o veto de Bolsonaro, devido às divergências entre eles após o deputado se colocar mais ao centro e reduzir o seu apoio ao ex-presidente. Antônio Brito agrada ao Planalto, mas não tem aprovação de Lira. Elmar Nascimento era o favorito do presidente da Câmara, mas não era consenso entre os deputados

Hugo Motta passou a ganhar força nessa ala, que dá votos importantes em pautas sensíveis. Motta ainda tem a aprovação do PL e PT, com boa interlocução entre os partidos mais extremos como PSOL e PRD.

Quem é Hugo Motta

Hugo Motta tem 34 anos e nasceu em João Pessoa, na Paraíba. Está em seu quarto mandato de deputado federal.

Nasceu em uma família de políticos. Seus avós já ocuparam cargos na Câmara dos Deputados, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e na prefeitura de Patos. O pai do deputado, Nabor Wanderley Filho (Republicanos), comanda a cidade pela terceira vez e é candidato à reeleição.

Se filiou ao MDB em 2006 e foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2010, aos 21 anos. Na época, ele obteve 86 mil votos. Em 2014, aumentou sua quantidade de votos para 123 mil, sendo reeleito.

Se transferiu para o Republicanos em 2018, quando voltou a ocupar o cargo de deputado federal. Em 2022, obteve 158 mil votos, se mantendo na Câmara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.