Rio Meia Ponte entra em nível crítico de água; indústrias e agricultores precisam reduzir captação pela metade na Grande Goiânia


Consumo doméstico e criação de animais não devem ser afetados, disse a Semad. Secretaria informou que há previsão de chuva a partir de 15 de setembro. Vazão do Rio Meia Ponte cai e entra em nível crítico
O Rio Meia Ponte, que abastece a Grande Goiânia, entrou em Nível Crítico 3, informou a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Nessa categoria, significa que a vazão do rio está menor que 3 mil litros por segundo. Isso quer dizer que indústrias e agricultores que captam água para a produção de alimentos devem reduzir o consumo de água pela metade.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O rio chegou no Nível Crítico 3 no sábado (7), de acordo com a Semad. Embora indústrias e agricultores tenham que reduzir a captação em 50%, o uso de água para a criação de animais e para o abastecimento de casas não deve ser afetado.
A secretaria informou ainda que há a previsão de chuva a partir do dia 15 de setembro, quando a vazão do rio deve melhorar. Mesmo com a chegada da chuva, a Semad alertou que toda a população consuma água de maneira consciente.
LEIA TAMBÉM:
DIZ IMET: Goiânia é a capital com a umidade mais baixa do país
MAIS FRESCO: Onda de calor pode começar a dar trégua
MINAÇU: Termômetro de rua marca 47 ºC em cidade de Goiás
Rio Meia Ponte, em Goiânia, Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
Níveis
De acordo com a Semad, existem seis níveis de segurança de vazão do Rio Meia Ponte. No primeiro nível, o de Atenção, a vazão do rio é igual ou menor que 12 mil litros por segundo. No nível de Alerta, a vazão está abaixo de 9 mil litros por segundo.
No nível atual, o Nível Crítico 3, a vazão fica abaixo dos 3 mil litros por segundo. No Nível Crítico 4, a vazão é de 2 mil litros por segundo e segue reduzindo até o Nível Crítico 6, onde novas medidas podem ser tomadas.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.