Oito homens, a maioria de nacionalidade iraniana, foram presos em vários locais do Reino Unido em duas operações separadas da polícia antiterrorismo, anunciaram as autoridades neste domingo (4).
Em uma das operações, cinco homens, quatro dos quais iranianos, foram presos sob suspeita de “preparar um ato terrorista” contra um local específico, disse a Polícia Metropolitana de Londres (Met) em um comunicado, sem informar qual local.
Os quatro iranianos têm entre 29 e 46 anos. A nacionalidade e a idade do quinto suspeito não foram informadas.
Todos os cinco foram presos de acordo com a Seção 5 da Lei Antiterrorismo da Grã-Bretanha, que tem como alvo pessoas que pretendem “cometer atos de terrorismo” ou seus cúmplices.
As prisões ocorreram nos arredores de Londres, Manchester (centro) e Swindon, a oeste da capital, onde as batidas estão em andamento, informou a polícia.
A investigação “está apenas em seus estágios iniciais e estamos explorando várias pistas (…) e se esse caso pode representar um risco adicional para o público”, disse o chefe do serviço antiterrorismo da Met, citado no comunicado.
Na outra operação, sem relação com a primeira, a polícia prendeu três homens de 39, 44 e 55 anos, todos iranianos.
Desta vez, as prisões foram realizadas de acordo com a Lei de Segurança Nacional de 2023, que autoriza a polícia a prender pessoas suspeitas de estarem “envolvidas em atividades ameaçadoras de uma potência estrangeira”, informou a polícia de Londres em um comunicado.
Em declarações à agência de notícias britânica PA, a Ministra do Interior, Yvette Cooper, descreveu as prisões como “acontecimentos sérios que demonstram a necessidade contínua de adaptar nossa resposta às ameaças à segurança nacional”.
Desde o início de 2022, o Reino Unido identificou mais de 20 conspirações apoiadas pelo Irã que representam ameaças potencialmente letais aos cidadãos e residentes britânicos, de acordo com o governo.
roc-adm/meb/pc/dd