Após a morte de homem de 72 anos em 16 de abril, 80 gatos ficam sem tutor em casa em Florianópolis. No momento, familiares e amigos estão se mobilizando para encontrar um novo lar para todos os felinos.
Segundo a voluntária Lariete Raquel, de 62 anos, alguns familiares que moram na mesma rua estão ajudando a alimentar os animais. No entanto, muitos deles ainda não são castrados, e algumas gatas continuam procriando. Além disso, foi criado um grupo de voluntários visando capturar e castrar os felinos que ainda não passaram pelo procedimento.
Segundo a voluntária, o tutor era divorciado. No momento, os voluntários seguem em busca de recursos para alimentar os gatos, já que o processo de encaminhamento dos animais para novos lares demanda tempo.
Os felinos estão sob os cuidados de vizinhos e parentes do idoso, que tem enviando a ração. Por fim, a voluntária disse que os ajudantes conseguiram recursos por meio de uma vaquinha online, a qual as pessoas têm ajudado.
Em nota, a Diretoria de Bem-estar Animal (Dibea) de Florianópolis se pronunciou sobre o caso.
‘A Diretoria de Bem-estar Animal (Dibea) de Florianópolis informa que está ciente da situação e que os animais tem responsáveis, que moram perto do local. A Dibea disponibilizou ajuda com ração, além de oferecer castração para todos os animais que cumprirem os requisitos veterinários para o procedimento”, disse.
*Sob supervisão de Felipe Andrade
Este conteúdo foi originalmente publicado em Gatos ficam abandonados após morte do tutor em Florianópolis no site CNN Brasil.