
A principal rede social profissional do mundo tem mais de 875 milhões de usuários e 30 milhões de empresas cadastradas. Sim, o LinkedIn se consolida como ferramenta de network e, de acordo com dados recentes, utilizadores com idade entre 25 e 34 anos (os chamados representantes da Geração Y) somam 50,6% da base da plataforma.
Para Carol Moya, empresária, palestrante e especialista na rede, atuar de forma correta para posicionamento estratégico e objetivando a geração de negócios é primordial. “Infelizmente, a maioria das pessoas não sabe usar o LinkedIn: o utilizam como um espaço passivo, em que ficam esperando vagas ou visibilidade orgânica. Quando você entende que a força está em se posicionar com intenção, servir à sua audiência e usar o perfil como uma ferramenta calculada, tudo muda. O LinkedIn é uma máquina de oportunidades, mas quem aperta os botões certos é você”, ensina.
Formada pela Columbia City High School (EUA), graduada em administração pela PUC-MG e com MBA em marketing pela Fundação Getúlio Vargas, Carol possui mais de 20 anos de experiência como executiva em grandes empresas e já participou de negociações em mais de 30 países. “Atuo fortemente no LinkedIn desde 2009 e sempre vi muito além de um simples currículo online. Minha curiosidade virou estratégia e a estratégia virou resultado. Ao longo desses anos, fui construindo, testando, validando e refinando uma forma diferenciada de usar a plataforma e consegui”, explica a palestrante, que criou um método e curso exclusivos para ajudar empresas e pessoas no uso eficaz da rede.
Os 5 maiores erros cometidos no LinkedIn
Com autoridade reconhecida internacionalmente, já que a especialista foi destaque em mídias internacionais, o portal Jovem Pan solicitou à Carol Moya uma lista dos erros mais comuns cometidos na plataforma. “Meu método exclusivo de ensino nasceu da minha trajetória e do desejo de ensinar outras pessoas a transformarem o LinkedIn em uma vitrine de autoridade e oportunidades reais”, complementa. E continua: “Ter um perfil genérico, sem clareza de posicionamento ou diferencial; esperar ser encontrado ao invés de manter-se ativo de forma estratégica; publicar sem consistência, já que o algoritmo premia quem está presente e ignorar a audiência falando apenas de si sem servir ou atrair compõem a sucessão de um gerenciamento ruim”.
De acordo com a mentora, é preciso construir autoridade ao longo do tempo na plataforma: “A maioria das pessoas tem a ideia errada que carrega a expectativa de obter resultados imediatos sem trabalhar visibilidade e validação. Em anos de atendimento posso afirmar que a maioria dos usuários peca de maneira inconsciente, por falta de conhecimento mesmo”.
A lista de dicas que valoriza seu perfil na plataforma
Tanto para empresas quanto para cadastrados é preciso entender a função da rede em questão. “Trata-se de uma rede profissional de posicionamento e validação. Enquanto outras plataformas entregam entretenimento ou alcance superficial, o LinkedIn te posiciona no radar de quem toma decisões. Aqui, não se trata de curtidas, se trata de ser lembrado, indicado, convidado e respeitado. É onde os negócios acontecem de verdade”, detalha Moya.
5 acertos na plataforma que fazem diferença, independente do perfil ser pessoal ou profissional.
- Usar a plataforma com intenção real: saber o que se quer e para quem está falando;
- Servir à sua audiência entregando valor, conhecimento e gerando transformação;
- Ter um perfil estratégico e bem configurado, em que cada seção comunica autoridade;
- Interagir com propósito: curtindo, comentando e se conectando com quem pode abrir portas;
- Postar com consistência e clareza: mesmo sem milhares de curtidas, você está sendo visto pelas pessoas certas.