A Ford afirma que as tarifas automotivas custarão à empresa US$ 1,5 bilhão este ano. No entanto, a montadora não espera que os preços gerais dos automóveis nos EUA aumentem significativamente como resultado.
A diretora financeira da Ford, Sherry House, disse a repórteres nesta segunda-feira (5) que espera que os preços dos carros nos EUA subam entre 1% e 1,5% no segundo semestre deste ano como resultado das tarifas sobre veículos importados e autopeças.
A Ford anunciou o custo das tarifas como parte de seu relatório de ganhos, que mostrou uma queda acentuada nos lucros nos primeiros três meses do ano.
House disse que as montadoras podem retirar alguns de seus incentivos atuais para compradores de carros, o que aumentaria o custo de compra no curto prazo, e espera preços de tabela ligeiramente mais altos para novos modelos no outono.
A Ford prevê uma queda acentuada nas vendas gerais do setor no segundo semestre, após um primeiro trimestre forte, quando os compradores se apressaram para adquirir veículos antes das tarifas entrarem em vigor em abril.
Desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, introduziu tarifas sobre carros importados e autopeças, as montadoras têm tentado entender quantos bilhões de dólares isso custará para a indústria.
As tarifas incluem uma taxa de 25% sobre todos os veículos importados e uma tarifa similar sobre autopeças importadas, embora a administração tenha introduzido regras na semana passada que podem permitir às montadoras compensar algumas cobranças sobre estas últimas.
O impacto financeiro das tarifas na Ford é significativamente menor do que na General Motors (GM), que alertou os acionistas que as taxas custariam entre US$ 4 bilhões e US$ 5 bilhões para o restante de 2025.
A Ford disse que fabrica mais de 80% dos carros e caminhões que vende aos clientes americanos em fábricas nos EUA. Isso é mais do que a maioria das outras montadoras, como a GM, que produz mais veículos e caminhões no Canadá e México do que a Ford.
A Ford também disse que a incerteza sobre o ambiente operacional geral, como as interrupções na cadeia de suprimentos, fez com que retirasse sua orientação de ganhos para o ano inteiro.
A perspectiva de preços da Ford é semelhante ao que a CEO da GM, Mary Barra, disse aos investidores na semana passada, quando afirmou que não previa uma mudança significativa no ambiente de preços.
Sherry House, da Ford, não revelou nada sobre os próprios planos de preços da Ford, apenas o que vê como o mercado geral de carros novos nos EUA.
Na semana passada, o CEO Jim Farley disse à Erin Burnett da CNN que a Ford estenderia uma oferta de “preço de funcionário” até 4 de julho, mas não pôde prometer que os preços não aumentariam depois disso. Atualmente, a montadora está vendendo seu estoque de veículos importados que chegaram antes das tarifas entrarem em vigor no mês passado.
iFood divulga aumento no valor mínimo das entregas a partir de junho
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ford prevê impacto de US$ 1,5 bilhão com tarifas automotivas em 2025 no site CNN Brasil.