Atriz global acusa supermercado de racismo: “Só quem passa na pele sabe”

A atriz Mary Sheila, 45, usou as redes sociais nesta terça-feira (5) para denunciar um episódio em que se sentiu constrangida em uma unidade da rede Supermercados Mundial no último sábado (3), no Rio de Janeiro. Para ela, que é negra, um segurança agiu de uma forma racista ao segui-la dentro do mercado, enquanto ela fazia compras com os as duas filhas e o marido.

Em dois vídeos publicados no Instagram e em entrevista à reportagem da CNN, Mary contou que o funcionário começou a segui-la no início das compras e só parou quando ela passou pelo caixa e efetuou o pagamento. Para a atriz — que já atuou nas novelas globais “Todas as Flores” e “Elas por Elas” — o segurança achou que a família não tinha como pagar pelas contas por todos terem pele retinta.

“Isso é normal? Normal seria se não fosse atrás de mim, mas de todo mundo que estava naquele mercado”, desabafou. “Só quem passa na pele sabe.”

A atriz conta que foi educada a não abrir nem pacote de biscoito no supermercado desde criança. “Nunca fiz isso e nunca deixei as minhas filhas fazerem. Não é meu até que eu pague. Então me respeitem”, disse.

Segundo a artista, será necessário fazer um boletim de ocorrência, porque ela não obteve retorno da empresa. “Eu acho importante fazer um barulho para que isso não se repita”, diz. “O que foi feito não é normal, a gente não pode achar normal, admissível, porque não é.”

Mary faz questão de evidenciar que sabe que os seguranças têm que fazer o trabalho deles, mas aponta que devem ser bem treinados, para que ninguém mais passe pelo que ela passou. “O cidadão tem direito a fazer o trabalho dele, mas não pode constranger o outro, né? Temos que ser educados. Não é assim que funcionam as coisas”, conclui.

A reportagem da CNN entrou em contato a rede de supermercados e ainda não teve retorno.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Mary Sheyla (@marysheylapaula)

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Mary Sheyla (@marysheylapaula)

Discriminação afeta a saúde mental dos grupos minorizados

Este conteúdo foi originalmente publicado em Atriz global acusa supermercado de racismo: “Só quem passa na pele sabe” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.