Baixar
Tocar
O presidente Lula embarca hoje (6) para duas agendas oficiais no exterior. Na Rússia, ele participa da comemoração pelos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista, no último ano da segunda Guerra Mundial. O evento está previsto para a data comemorativa, 9 de maio, próxima sexta-feira, na capital, Moscou. Inclusive, é o principal feriado da Rússia, e, por isso, o presidente Vladmir Putin convidou Lula para acompanhar um desfile cívico-militar comemorativo.
A partir desta quinta-feira até 10 de maio, os dois presidentes – Lula e Putin – realizarão reuniões bilaterais.
Quem também já está na Rússia desde o último sábado (3) é a primeira-dama Janja da Silva, que cumpre agenda com a comunidade brasileira, incluindo encontro com professores de língua portuguesa e alunos na Biblioteca de Literatura Estrangeira, além de promover a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.
Depois da Rússia, o presidente Lula segue para a China. Por lá, cumpre agenda nas próximas segunda (12) e terça-feira (13), durante os dias da Cúpula de Pequim, entre China e países da Celac, a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos.
Lula se encontrará com o presidente chinês, Xi Jinping, em meio às guerras comercial e tarifária entre Estados Unidos e o país asiático, nada menos que as duas maiores economias do planeta.

Política Mandatário se reunirá com Putin na Rússia e Xi Jinping na China Brasília 06/05/2025 – 16:29 Nádia Faggiani / Rafael Guimarães Sayonara Moreno – Repórter da Rádio Nacional Lula Rússia China Vladmir Putin Xi Jinping terça-feira, 6 Maio, 2025 – 16:29 1:25