Jornalistas negras recebem prêmio Jacira Silva no Festival Latinidades

Um reconhecimento ao jornalismo feito por mulheres negras, inspiradas pelas que vieram antes. O prêmio Jacira Silva foi entregue, na última sexta-feira, às jornalistas Juliana Cézar Nunes, Maju Coutinho e Basília Rodrigues durante o encerramento da décima sétima edição do Festival Latinidades, em Brasília.

O nome do prêmio é uma homenagem à jornalista Jacira Silva, de 73 anos. Ela foi a primeira negra a presidir o Sindicato Profissionais dos Jornalistas do Distrito Federal, entre 1995 e 1998. Jacira também fundou a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira). Hoje, a jornalista é diretora de Condições de Trabalho e Qualidade de Vida do mesmo sindicato.

A jornalista premiada Juliana Cézar Nunes é a gerente da Agência Brasil, agência pública de notícias da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Maju Coutinho é apresentadora da Rede Globo e Basília Rodrigues, da CNN Brasil.

O Festival Latinidades é considerado o maior evento de mulheres negras da América Latina. E aconteceu durante o mês de julho, nas cidades de Salvador, Brasília e São Paulo. Na capital do país, foi realizado no Museu da República, com apoio da EBC.

Brasília, (DF), 26.07.2024 - Entrega do Prêmio Jacira Silva, no Festival Latinidades 2024. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

© Valter Campanato/Agência Brasil

Geral Juliana Cézar Nunes, gerente da Agência Brasil, foi uma delas Brasília 29/07/2024 – 15:52 Bianca Paiva/ Sumaia Villela Sayonara Moreno – repórter da Rádio Nacional Latinidades 2024 Festival Latinidades Prêmio Jacira Silva segunda-feira, 29 Julho, 2024 – 15:52 74:00

Adicionar aos favoritos o Link permanente.