Conclave: quais tecnologias serão usadas para evitar vazamento

Grande aparato tecnológico é utilizado para prevenir vazamentos e interferências no Conclave, eleição secreta responsável por definir o próximo papa. A votação começa nesta quarta-feira (7), no Vaticano. Ao todo, são 133 cardeais participantes.

Os clérigos ficam em isolamento e não devem se comunicar com pessoas de fora do Vaticano. Para isso, medidas como bloqueadores de celular, são tomadas.

Quais tecnologias serão usadas para evitar vazamento no Conclave

Na segunda-feira (5), o escritório do governador da Cidade do Vaticano enviou uma nota endereçada aos “Prezados Clientes” informando que as torres de telefonia celular serão desativadas às 15h, no horário local (10h de Brasília) desta quarta-feira (7) e permanecerão desligadas até que o nome do novo papa seja anunciado.

Bloqueadores de sinal de celular teriam sido instalados sob um piso elevado para proporcionar uma plataforma até o altar, que é vários degraus mais alto do que o resto da capela. Esses artefatos também podem estar perto das janelas superiores da capela, que estão a uma altura de cerca de 20 metros.

“Uma grande proteção será criada em torno dos cardeais o tempo todo”, pontuou uma fonte familiarizada com alguns dos procedimentos de segurança à Reuters. “Se eles decidirem caminhar pelos jardins ou fumar do lado de fora, ninguém poderá se aproximar deles”, adicionou.

Os “assistentes”, incluindo padres, cozinheiros, faxineiros, motoristas e outros atendentes, já fizeram um juramento de “observar sigilo absoluto e perpétuo” sobre tudo o que virem ou ouvirem.

No último conclave, em 2013, foi amplamente divulgado que uma gaiola de Faraday havia sido instalada e está lá desde então. Tal dispositivo pode aumentar a segurança das comunicações, protegendo-as contra campos eletromagnéticos.

Outras medidas de segurança para garantir que ninguém esteja espionando ou tentando obter informações incluem filme na janela para bloquear câmeras de drones.

Os clérigos não possuem acesso a jornais e revistas enquanto estiverem reclusos no Conclave.

A penalidade por não manter o segredo será excomunhão automática da Igreja.

Cardeais se preparam para reclusão total antes do conclave

Especialista explica ritos e expectativa para conclave

*Com informações da Reuters.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Conclave: quais tecnologias serão usadas para evitar vazamento no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.