Mesmo inelegível até 2030, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem a preferência dos eleitores frente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estado de São Paulo. É o que mostra levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta quarta-feira (7).
Além de Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também superariam Lula em eventual disputa de primeiro turno se as eleições de 2026 fossem hoje.
No entanto, em um cenário sem Bolsonaro, Michelle e Tarcísio, Lula aparece a frente do segundo colocado, o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) — veja os detalhes nos gráficos abaixo.
Foram ouvidos 1.700 eleitores entre os dias 1º e 4 de maio no estado de São Paulo. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Cenário 1
Cenário 2
Cenário 3
Cenário 4
Bolsonaro inelegível
Em junho de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou Bolsonaro inelegível por oito anos. Na ocasião, a Corte Eleitoral entendeu que o ex-presidente havia cometido abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação ao fazer uma reunião com embaixadores, em julho de 2022, e atacar, sem provas, o sistema eleitoral.
Posteriormente, o ex-mandatário foi novamente condenado à inelegibilidade pelo TSE. Desta vez, por abuso de poder político e econômico durante as cerimônias do Bicentenário da Independência, em 7 de setembro de 2022, em meio à campanha eleitoral.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsonaro, Michelle e Tarcísio superariam Lula em SP, diz Paraná Pesquisas no site CNN Brasil.