Com Endrick, Brasil terá nova formação contra o Paraguai; veja provável escalação

Dorival Júnior ainda busca a formação ideal para a Seleção Brasileira. Contra o Paraguai, nesta terça-feira (10), mais uma vez o time terá alteração no setor ofensivo.

Endrick ganha mais uma chance no jogo válido pela oitava rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, no estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, a partir das 21h30 (de Brasília).

A vitória sobre o Equador, na sexta-feira (6), aliviou a pressão sobre o Brasil na tabela. O time iniciou esta Data Fifa na sexta posição, o limite de classificação direta para a próxima Copa, que será nos Estados Unidos, no México e no Canadá.

O 1 a 0 em Curitiba, com gol de Rodrygo, fez a Seleção saltar para a quarta posição, com dez pontos, atrás de Argentina (18), Uruguai (14) e Colômbia (13).

Se ganhou fôlego na classificação, a equipe de Dorival agora precisa ganhar confiança e melhorar o desempenho. O time teve uma atuação irregular contra os equatorianos, com um segundo tempo ruim e que rendeu vaias de parte dos torcedores no estádio Couto Pereira.

Qual a formação ideal?

Dorival assumiu a Seleção em janeiro de 2024, no lugar que era de Fernando Diniz. Era a “vaga” do italiano Carlo Ancelotti, que renovou com o Real Madrid e não acertou com a CBF.

O treinador estreou em março com vitória contra  Inglaterra dentro de Wembley, em Londres, por 1 a 0, gol de Endrick. Dorival está invicto, com cinco empates e quatro vitórias em nove jogos. Mas falta encontrar um time.

Sem Neymar, que será titular de Dorival quando estiver recuperado da grave lesão de joelho que sofreu em outubro de 2023, o técnico tenta achar a formação ideal do trio ofensivo.

Raphinha está suspenso, e não foi convocado. Contra o Equador, a ideia era ter Pedro como centroavante e Vini Jr. e Rodrygo abertos, mas o centroavante do Flamengo sofreu grave lesão no joelho e foi cortado.

Dorival ensaiou colocar Endrick, mas no fim optou por Luiz Henrique na ponta direita, com Rodrygo centralizado. Para enfrentar o Paraguai, é o ex-palmeirense, hoje no Real Madrid, que terá a chance, com Rodrygo deslocado para o extremo.

Essa formação foi usada nas quartas de final da Copa América dos Estados Unidos, em julho, contra o Uruguai, com a diferença que Vini estava suspenso, e jogaram abertos Raphinha, na direita, e Rodrygo, na esquerda, com Endrick centralizado. O jogo terminou 0 a 0, e o Brasil caiu nas cobranças de pênaltis.

No meio também há interrogações. Paquetá é o armador, não há dúvida, mas a dupla de volantes dá dor de cabeça a Dorival. A bola da vez é André, ex-Fluminense, ao lado de Bruno Guimarães.

Mas mesmo o jogador do Newcastle-ING, um dos líderes da equipe dentro e fora de campo, não tem cadeira cativa e Dorival começa a flertar com a possibilidade de dar mais chances a Gerson, do Flamengo.

A defesa parece um setor mais consolidado, com Danilo na direita, e Arana, do Atlético-MG, na esquerda. Sem Militão, cortado com lesão muscular, Marquinhos e Gabriel Magalhães podem aproveitar a oportunidade.

O Paraguai

O técnico argentino Gustavo Alfaro deve escalar vários jogadores que atuam em clubes brasileiros, como Gatito Fernández, do Botafogo, Villasanti, do Grêmio, Bobadilla, do São Paulo, Isidro Pitta, do Cuiabá, e Junior Alonso, do Atlético-MG. Gustavo Gomez, do Palmeiras, está suspenso.

Alfaro assumiu o Paraguai em agosto. Na Copa América dos Estados Unidos, entre junho e julho, comandou a Costa Rica no empate por 0 a 0 contra o Brasil, aplicando uma retranca que parou o ataque da Seleção.

Paraguai x Brasil

Paraguai

Gatito Fernández; Velázquez, Balbuena, Alderete e Junior Alonso; Villasanti, Bobadilla, Diego Gómez e Almiron; Julio Enciso e Isidro Pitta. Técnico: Gustavo Alfaro.

Brasil

Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; André, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rodrygo, Endrick e Vinícius Júnior. Técnico: Dorival Júnior.

Motivo: 8ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026
Data e horário: 10 de setembro de 2024 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção (Paraguai)
Árbitro: Andrés Matonte (Uruguai)
Auxiliares: Nicolás Tarán e Andrés Nievas (ambos do Uruguai)
VAR: Alberto Feres (Uruguai)
Transmissão: TV Globo e SporTV

Este conteúdo foi originalmente publicado em Com Endrick, Brasil terá nova formação contra o Paraguai; veja provável escalação no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.