O faturamento de bebidas do e-commerce no Brasil cresceu 20,3% no 1º trimestre de 2025, segundo revela um levantamento exclusivo do Neotrust à CNN.
No período, a subcategoria de achocolatados, cafés e chás foi a que mais cresceu, com alta de 60,4%.
No entanto, as vendas foram alavancadas fortemente pelo café, que registrou alta de 69,1% no faturamento, um aumento de 4% em relação ao 1º trimestre de 2024.
Fatores como a alta 77,87% no preço do item explicam o desempenho relevante na categoria.
Somente no período, achocolatados, cafés e chás, representaram um saldo de R$ 172 milhões para o segmento.
De acordo com o estudo da Neotrust, os consumidores brasileiros geraram R$ 2,4 bilhões em faturamento para o setor de alimentos e bebidas, 10,7% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.
Já as demais bebidas não alcoólicas tiveram crescimento de 24,4%, com um lucro total de R$ 193 milhões. Enquanto o segmento das bebidas alcoólicas teve aumento de 12,4%, com um volume de R$ 707 milhões em vendas.
Entre as bebibas alcoólicas em destaque estão a cerveja e o chopp, com 46% do total, sendo seguidos pelos vinhos (29%), whisky (12%), champagne e espumantes (5%).
Entre os itens, o que mais cresceu de janeiro a março de 2025 foi o champagne, com 36,7%. Enquanto a venda de cerveja subiu 15,7%, a de vinho, 15,5% e o whisky registrou queda de 13,2% no período.
“Na categoria de bebidas, homens representaram 64,2% do faturamento no trimestre. Já na compra de alimentos, as mulheres têm a maior representatividade, com 59,4% do total”, explica Francesco Weiss, CEO da Neotrust.
“Quanto à faixa etária, consumidores acima de 45 anos lideram em ambas as categorias, com 43,7% do faturamento dos alimentos e 50,1% da venda de bebidas”, complementa.
Segundo o levantamento, por região, o maior crescimento na compra online de bebidas veio da região Sul (60,5%), sendo o Paraná o Estado que mais aumentou as vendas no período, com 124%.
Preço do café salta 77% em um ano na inflação de março, mostra IBGE
Este conteúdo foi originalmente publicado em Preço do café puxa alta no faturamento de bebidas no e-commerce no 1º tri no site CNN Brasil.