A Polícia Civil de São Paulo faz uma operação contra uma quadrilha especializada em roubos de ouro e joias, nesta quarta-feira (7), em diversos municípios do estado paulista.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP), responsável pela Polícia Civil, classificou o grupo como uma “rede criminosa” focada na receptação dos produtos de luxo.
São cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária nas cidades de Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos e Mairiporã, na Grande São Paulo, em Campinas, no interior do estado, e em endereços na capital paulista.
A operação desta manhã, coordenada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), é resultado da investigação da 3ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Fraudes Financeiras e Econômicas.
Foram destacados 12 auditores fiscais da Receita Estadual, vinculados à Assistência Fiscal de Monitoramento e Inteligência (AFMI/DIFIS) e à Delegacia Tributária da Capital (DRTC-I), para apoio direto às diligências.
As apurações foram realizadas a partir do cruzamento de informações de inquéritos policiais sobre roubos e furtos de joias e materiais preciosos.
A ação também conta com a participação da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, que verifica regularidades cadastrais e analisa documentos fiscais relacionados às atividades dos investigados.
Segundo a SSP, a operação busca identificar possíveis lavagens de dinheiro em casos que envolveram roubos de alianças na capital paulista.
Todo o material apreendido será encaminhado à sede do Deic, onde passará por avaliação do setor de penhor da Caixa Econômica Federal, que custodiará o material e, em seguida, irá encaminhar à análise pericial para identificar a origem do ouro e joias. A operação segue em andamento.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Polícia faz operação contra quadrilha que roubava ouro e joias em São Paulo no site CNN Brasil.