Chá de casca de banana contra insônia: receitas virais confundem sobre impacto da fruta no sono


Segundo nutricionistas, não há comprovação científica de que a ingestão do chá da casca da banana melhore a qualidade do sono. Chá de casca de banana: receitas prometem solução milagrosa para insônia
Reprodução
Se antes a casca de banana tinha um único destino – o lixo –, atualmente ela tem ganhado novas funções com a popularização de receitas na internet que prometem aproveitar seus supostos benefícios para a saúde.
Além da aplicação na pele para conseguir o efeito de “botox natural”, algo que é desaconselhado pelos dermatologistas, o chá da casca de banana tem ganhado espaço entre as pessoas que têm dificuldade de dormir.
🍌Segundo as receitas, basta cortar a casca, ferver em água e retirar os pedaços para ter um chá rico em triptofano, substância que ajuda a sintetizar hormônios que ajudam a dormir.
Mas, diferentemente do que afirmam os vídeos virais, o chá não tem eficácia comprovada contra insônia.
“Atualmente, não há comprovação científica suficiente de que o chá de casca de banana, isoladamente, tenha eficácia na indução do sono”, alerta Camile Perella, nutricionista e doutora pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.
Siga o canal do g1 Bem-Estar no WhatsApp
De acordo com os nutricionistas, a banana realmente tem uma alta concentração de triptofano, mas não há estudos que mostrem que a casca da fruta também seja rica nessa substância.
Abaixo, você entende melhor a relação entre o consumo da banana e uma boa noite de sono e confere dicas de alimentos que podem ajudar a dormir melhor.
Ter uma rotina, largar o celular e relaxar: veja 10 dicas para dormir melhor
A banana e o sono
Antes de buscar uma solução milagrosa vinda de qualquer alimento – o que, na maioria das vezes, não existe –, os especialistas lembram que é preciso ter em mente que a insônia é um problema multifatorial.
“A origem pode estar relacionada a aspectos neurológicos, psiquiátricos, comportamentais, hormonais ou ambientais. Por esses motivos, deve ser sempre investigada por profissionais especializados […] que poderão identificar corretamente a causa”, recomenda Camille.
Nesse contexto, alguns alimentos vêm sendo estudados por seu potencial de auxiliar no tratamento da insônia.
De acordo com a nutricionista, entre eles se destacam alimentos ricos em triptofano, magnésio, potássio e compostos fenólicos, como é o caso da banana.
👉 Isso porque essas substâncias são responsáveis pela síntese de hormônios como a serotonina e a melatonina, envolvidos na regulação do ciclo do sono.
“Um estudo com voluntários com insônia indicou que o consumo de banana (a polpa, e não o chá da casca) ou de leite antes de dormir melhorou o sono dos participantes”, comenta Cíntia Silva, nutricionista e doutora em Nutrição pela USP.
➡️A pesquisa, publicada no fim de 2024 na revista científica “Asia Pacific Journal of Clinic Nutrition”, mostrou que a ingestão desses alimentos pode melhorar os parâmetros de sono e também regular os hormônios de apetite dos pacientes.
Camille explica que, no caso da banana, além da grande quantidade de triptofano presente na polpa, o alimento possui carboidratos de absorção moderada, que facilitam a entrada desse aminoácido no cérebro.
“A banana também é rica em potássio e magnésio, minerais associados ao relaxamento muscular e ao equilíbrio do sistema nervoso”, destaca a nutricionista.
A casca de banana tem algum benefício?
Quando o assunto é qualidade do sono, as especialistas afirmam que não é possível dizer que consumo do chá da casca traz algum benefício.
Os poucos estudos existentes sobre o efeito do chá da casca da banana costumam explorar o uso em combinação com outras plantas medicinais, o que dificulta analisar o efeito isolado do chá sobre a qualidade do sono.
Apesar de não servir para tratar a insônia, a nutricionista Amanda Domingos Vasconcelos, mestre na área de Nutrição Experimental pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, comenta que a casca é rica em fibras, antioxidantes e minerais.
“Além disso, ela pode ter um efeito prebiótico, ajudando a alimentar as bactérias boas do intestino”, destaca a nutricionista.
O que comer para dormir melhor?
As nutricionistas afirmam que uma alimentação balanceada é essencial para a boa qualidade de sono, mas a inclusão de alguns itens na dieta pode ajudar a dormir melhor.
Elas destacam que especialmente os alimentos que possuem nutrientes que estão envolvidos na produção de melatonina e de outras substâncias relaxantes podem cumprir um papel importante no combate à insônia.
📃Entre os alimentos recomendados, além da já citada banana, estão:
Leite e seus derivados (queijo e iogurte) – fontes de triptofano, aminoácido essencial para a produção de melatonina.
Nozes, amêndoas e castanhas – além de conterem pequenas quantidades de melatonina pronta, são ricas em magnésio, que ajuda no relaxamento muscular.
Kiwi – uma das poucas frutas que naturalmente contém melatonina.
Aveia, ovos e cogumelos – fornecem os nutrientes básicos que o organismo precisa para fabricar os hormônios relacionados ao sono.
Cíntia Silva ainda lembra que a ingestão de chás como camomila, melissa e passiflora também tem benefícios reconhecidos na saúde do sono. Esses chás contêm substâncias que ajudam a acalmar o sistema nervoso central.
Cochilo da tarde pode fazer mais mal do que bem? Entenda
Adicionar aos favoritos o Link permanente.