A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (8), uma operação com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de fornecimento e transporte ilegal de combustível de aviação empregado no apoio logístico ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.
A PF diz que os investigados, pilotos, pessoas físicas e jurídicas associoadas ao garimpo, adquiriam e forneciam expressiva quantidade de combustível de aviação para o abastecimento de aeronaves vinculadas às atividades de mineração ilegal em área indígena.
A operação cumpre 10 mandados de busca e apreensão, sendo oito em Roraima e dois em São Paulo (SP), além do bloqueio de valores e sequestro de bens no valor aproximado de R$ 16 milhões.
Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, comércio irregular de combustível, usurpação de bens da União, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
As apreensões passarão por análise e perícia para compor o inquérito
Este conteúdo foi originalmente publicado em PF descobre rota ilegal de combustível usado nos garimpos em Terra Yanomami no site CNN Brasil.