
Nesta semana, acontece o conclave no Vaticano para a definição do próximo líder da Igreja Católica. Durante o período de eleições, os cardeais se reúnem dentro da Capela Sistina para decidirem quem será o próximo papa. Excluídos do mundo durante o período, ‘os príncipes da Igreja’ utilizam a cor da fumaça que sai da chaminé da igreja como o principal sinal externo para indicar se chegaram ou não a um consenso sobre a decisão.
Portanto, existem apenas duas cores utilizadas para determinar os desdobramentos do conclave. A fumaça preta significa que a votação terminou sem a escolha de um pontífice. Essa cor geralmente aparece após cada rodada de votação sem sucesso, indicando à multidão reunida na Praça São Pedro que ainda não houve decisão, conforme aconteceu na manhã desta quinta-feira (8).

Já a fumaça branca anuncia que um novo papa foi eleito, e que por fim, a Igreja Católica já conta com um novo pontífice. Para isso, é necessário existir um consenso com dois terços dos votos a favor de algum candidato. Nesta quinta-feira, quatro votações estão previstas: duas na parte da manhã (5h30 e 7h) – que já aconteceram e não foram decisivas; e duas que acontecerão durante a tarde (12h30 e 14h) e tendem a ditar um final do conclave que elegerá o sucessor de Francisco.
Assista ao vivo a transmissão do Vaticano que informará momento da decisão: