O novo papa Robert Prevost, eleito nesta quinta-feira, 8, após um consenso dos 133 cardeais que integram o conclave, escolheu o nome de Leão XIV. Foram realizadas quatro votações para que o pontífice fosse escolhido.
O conclave se iniciou nesta quarta-feira, 7, no Vaticano. O resultado da votação foi revelado seguindo a tradição, após a fumaça branca ser liberada da chaminé da Capela Sistina às 13h09 do horário de Brasília (DF).
Leão XIV é natural de Chicago, nos Estados Unidos, e sua família é de origem europeia. O novo líder religioso também possui nacionalidade peruana por ter vivido quase duas décadas no País, onde iniciou sua carreira como missionário agostiniano e chegou a bispo.
O novo papa é considerado progressista e tem formação em direito canônico pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, o que agrada setores que prezam por uma abordagem mais centrada na teologia.
De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, Prevost foi elogiado por sua atuação com os imigrantes venezuelanos e chegou a visitar comunidades remotas no Peru.