BRUXELAS, 8 MAI (ANSA) – Em meio a guerra entre seus países, os presidentes da Ucrânia e da Rússia, Volodymyr Zelensky e Vladimir Putin, respectivamente, parabenizaram o novo Papa eleito nesta quinta-feira (8) na Basílica São Pedro, o americano Robert Prevost, que adotou o nome de Leão XIV. Enquanto Kiev pediu por “apoio”, Moscou afirmou ter “confiança no diálogo” com o Vaticano.
“A Ucrânia aprecia profundamente a posição consistente da Santa Sé na defesa do direito internacional, condenando a agressão militar da Federação Russa contra Kiev e protegendo os direitos de civis inocentes”, escreveu Zelensky no X, aproveitando a ocasião para pedir suporte ao novo pontífice.
“Aguardamos o apoio moral e espiritual contínuo do Vaticano aos esforços da Ucrânia para restaurar a justiça e alcançar uma paz duradoura”, disse o líder de Kiev, parabenizando Leão XIV a quem desejou “sabedoria, inspiração e força, tanto espiritual quanto física, no cumprimento de sua nobre missão”.
Já o mandatário de Moscou expressou confiança no desenvolvimento construtivo do diálogo entre a Rússia e o Vaticano.
“Estou confiante de que o diálogo construtivo e a interação estabelecidos entre a Rússia e o Vaticano continuarão a se desenvolver com base nos valores cristãos que nos unem”, diz Putin em comunicado, citado pela Tass. (ANSA).