Dirigindo-se à multidão na Praça São Pedro, o papa Leão XIV prestou uma homenagem ao falecido papa Francisco, incentivando os fiéis a lembrarem o legado do pontífice antecessor.
“Guardemos em nossos ouvidos a voz débil do papa Francisco que abençoa Roma. O papa que abençoou Roma deu sua bênção ao mundo inteiro naquela manhã de Páscoa”, disse Leão XIV, se referindo ao dia do falecimento de Francisco, em 21 de abril.
“Permitam-me dar continuidade a essa bênção. Deus nos ama. Deus ama a todos. O mal não prevalecerá”, completou em italiano, dirigindo-se à multidão reunida no Vaticano.
Quem é o novo papa?
Robert Prevost tem 69 anos e é natural de Chicago, Illinois. Ele viveu como missionário no Peru de 2014 a 2023, onde passou a maior parte do tempo na cidade de Trujillo e posteriormente foi nomeado bispo de Chiclayo. O novo papa tem cidadania peruana desde 2015.
Antes de se tornar o líder máximo da Igreja, Prevost disse em entrevista ao Vatican News que ainda se considera um missionário. “Minha vocação, como a de todo cristão, é ser missionário, proclamar o Evangelho onde quer que se esteja.”
Depois da experiência missionária na América do Sul, Prevost liderou um escritório do Vaticano para nomeações episcopais.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Leão XIV presta homenagem a Francisco durante primeiro discurso como papa no site CNN Brasil.