Após a eleição do papa Leão XIV, nesta quinta-feira (8), o governo de Dina Boluarte divulgou o documento que oficializou a naturalização do religioso como peruano, em 2015.
“Durante sua estadia no nosso país, [o papa] solicitou a nacionalidade peruana, obtendo o título que o acredita como cidadão peruano em 24 de agosto de 2015”, informou a Superintendência de Migrações na rede social X.
#HabemusPapam | El nuevo Papa León XIV saludó al Perú en su primer mensaje y recordó su servicio en la Diócesis de Chiclayo.
Durante su estadía en nuestro país solicitó la nacionalidad peruana, obteniendo el título que lo acredita como ciudadano peruano el 24 agosto de 2015, en… pic.twitter.com/EkYtWViVpx
— Migraciones Perú (@MigracionesPe) May 8, 2025
Robert Francis Prevost chegou em 1985 no Peru para atuar como vice-pároco na cidade de Chulucanas, na região de Piura, no noroeste do país. Em 1988 foi enviado para a província peruana de Trujillo, onde passou 11 anos.
Em 1999, voltou para Chicago, nos Estados Unidos, até ser nomeado, em 2014 como Administrador apostólico da diocese da cidade peruana de Chiclayo.
Para ser nomeado bispo desta diocese, ele precisava da cidadania peruana, que solicitou em 2015. Após a concessão desta nacionalidade pelo governo do Peru, Prevost foi nomeado bispo de Chiclayo em setembro de 2015.
Ele também foi vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana e administrador apostólico da diocese de Callao.
Prevost morou no Peru até o início de 2023, quando foi chamado a Roma pelo papa Francisco como prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para América Latina.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Documento de nacionalidade peruana do papa Leão XIV é divulgado; veja no site CNN Brasil.