O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou que vai se filiar nesta sexta-feira (9) ao Partido Social Democrático (PSD). Leite deixa, então, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) após 24 anos de filiação.
A cerimônia está prevista para acontecer gabinete da Direção Nacional do PSD em São Paulo, no bairro Bela Vista, na capital paulista, às 15h.
Em nota divulgada à imprensa, o governador disse que não foi uma decisão simples.
“Minha saída não é um rompimento com esses valores. Ao contrário, sigo guiado por eles”, afirmou
“As circunstâncias do cenário político e eleitoral, tanto no Rio Grande do Sul quanto no Brasil, exigem novos caminhos. Caminhos que percorro com a mesma convicção de sempre: a de trabalhar por um país mais justo, mais eficiente, mais equilibrado e mais comprometido com o futuro”.
Como noticiou a CNN, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, estava “na torcida” pela entrada do chefe do Executivo gaúcho na sigla.
Há uma semana, Kassab chegou a afirmar que Leite poderia concorrer à Presidência da República caso migrasse para a legenda.
No fim de abril, o PSDB avançou com a fusão com o Podemos, que deve ser concluída até junho, na convenção nacional da legenda. A expectativa é que o número “45” seja aposentado das urnas.
Em atualização.
Este conteúdo foi originalmente publicado em A caminho do PSD, Eduardo Leite oficializa saída do PSDB no site CNN Brasil.