A marca chinesa Omoda & Jaecoo (O&J), recém chegada ao Brasil, já prepara novos lançamentos e anuncia produção local de produtos. Entre as novidades previstas, dois novos carros foram revelados no Omoda Day, na China. São eles o C7, SUV médio que chegará ao Brasil ainda este ano, e o Omoda 3, que desembarca em 2027.
O Omoda 3 foi mostrado ainda em forma de protótipo, mas tem tudo para chamar atenção dos consumidores. Trata-se de um utilitário compacto da categoria de entrada (B-SUV), que vai concorrer com Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera. O grande diferencial será no sistema híbrido e no design diferenciado para um carro desse segmento.
Adota um estilo ousado e anguloso, com elementos que remetem à estética Mecha, comum na cultura de games e ficção científica. A inspiração é em ninguém menos, ninguém mais que o Lamborghini Urus, um SUV de alto luxo italiano. A dianteira é marcada por linhas afiadas e pelo conjunto óptico em dois níveis, com luzes de condução diurna em LED na parte superior e faróis principais posicionados mais abaixo.
Na traseira, o desenho remete ao Omoda 7, com lanternas de LED interligadas por uma faixa preta que avança sobre as laterais. As rodas, com desenho esportivo, são de 19 polegadas, conferindo ao compacto um aspecto robusto e atual.
Na parte de dentro, o carro terá detalhes em fibra de carbono, comandos físicos integrados e elementos inspirados em cockpits de nave espacial. Um diferencial curioso é a possibilidade de integrar videogames ao sistema multimídia, transformando o carro em uma central de jogos portátil.
Essa proposta reforça o caráter lúdico e tecnológico do modelo, que pretende atrair consumidores mais jovens e ligados à cultura digital.
Motorização nacional e fábrica brasileira
A produção nacional do Omoda 3 foi confirmada pela O&J para começar em 2027, em uma planta que ainda será definida. Entre as opções estão a antiga fábrica da Troller no Ceará e a unidade de Jacareí (SP), anteriormente utilizada pela Caoa Chery.
A decisão sobre o local deverá ocorrer nos próximos meses, uma vez que o SUV será peça-chave na estratégia da marca para aumentar sua participação no mercado brasileiro.
Em relação à motorização, a marca planeja equipar as versões de entrada do modelo com um motor 1.0 turboflex, enquanto as configurações mais caras devem adotar um sistema híbrido leve (mHEV) com o mesmo propulsor.
A expectativa é que o modelo tenha preços a partir de R$ 130 mil, buscando competir diretamente com SUVs compactos de marcas tradicionais.

Omoda C7: estreia híbrida para 2025
Além do Omoda 3, outra novidade prometida, ainda em 2025, é o C7, SUV médio posicionado acima do Omoda 5. O modelo estreia a filosofia de design “Art in Motion X”, marcada por linhas suaves e dianteira em formato de “X”. No interior, destaca-se a central multimídia de 15,6 polegadas com assistente por voz e sistema de som panorâmico.
A versão híbrida 7 SHS do C7 terá o mesmo conjunto do Jaecoo 7, que chamou atenção durante a Super Maratona realizada na China, onde percorreu mais de 1.400 km com uma única carga de combustível e energia. O lançamento do modelo no Brasil está previsto para o fim de 2025.
Conheça o SUV híbrido que tem 60 polegadas de tela e geladeira a bordo
Este conteúdo foi originalmente publicado em Omoda 3: SUV acessível inspirado em Lamborghini será vendido no Brasil no site CNN Brasil.