Cardeal: Conclave rápido mostra que Francisco deixou Igreja “mais unida”

O cardeal Arthur Roche, religioso britânico que participou do conclave, disse à CNN que “fica claro, pela rapidez com que a eleição do papa Leão XIV foi realizada, que o papa Francisco deixou a Igreja mais unida do que os pessimistas lhe dariam crédito”.

“Sugiro que, de outra forma, nenhuma outra organização teria sido capaz de eleger um líder mundial tão rapidamente”, disse Roche, que lidera o escritório de liturgia do Vaticano.

“A hermenêutica da reforma em continuidade, que marcou claramente os últimos cinco pontificados desde o Concílio Vaticano II, também será vista como contínua neste que agora se inicia”, disse ele, aludindo à forma como houve reformas em papados recentes, mas com continuidade nos fundamentos da doutrina.

Leão XIV, que foi eleito rapidamente no segundo dia do conclave, deve dar continuidade às reformas da Igreja promovidas por Francisco, bem como ao seu foco na pobreza e nas pessoas marginalizadas.

“No papa Leão, temos um pastor com comprovada experiência pastoral, teológica e administrativa, aliada a qualidades humanas e espirituais que acolhem calorosamente e não alienam”, acrescentou Roche.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Cardeal: Conclave rápido mostra que Francisco deixou Igreja “mais unida” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.