Eduardo Leite se filia ao PSD mirando disputa à Presidência em 2026

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, se filiou ao PSD em um evento na sede do partido em São Paulo (SP) nesta sexta-feira, 9. A ideia é disputar a preferência do partido na disputa pela presidência em 2026.

+ O que aproxima e o que afasta Eduardo Leite de concorrer contra Lula em 2026

Leite deixou o PSDB após 24 anos de tucanato e em meio à crise que tem afundado o partido nos últimos anos. Enfraquecidos, os tucanos têm buscado saídas para a sobrevivência e devem se fundir com o Podemos nas próximas semanas.

Durante sua fala, o gaúcho se disse pronto para representar o partido na disputa ao Palácio do Planalto, mas disse que não entrará em conflito interno na legenda. Além de Eduardo Leite, o governador do Paraná, Ratinho Junior, também aspira e se coloca como presidenciável no próximo ano.

“Não venho para cá com desejo de prévias. Venho para ver o melhor caminho. Tive uma conversa com o governador Ratinho, somos políticos jovens, quase na mesma faixa de idade, mas o Ratinho é um bom amigo e temos muitas convergências. Dentro desse espírito, eu tenho certeza que o desejo dele é o mesmo que o meu”, disse.

Leite já tentou a candidatura à presidência em 2022, quando ainda estava no PSDB. Nas prévias, perdeu para o então governador de São Paulo João Dória, que ficou enfraquecido e desistiu da candidatura semanas depois.

Mesmo com ânsia de ter candidatura própria ao Planalto, o presidente da legenda, Gilberto Kassab, já deu sinalizações de que poderá apoiar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), caso ele dispute a presidência. Ao mesmo tempo, Kassab ouve apelos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para apoiá-lo em 2026.

Ao ser questionado sobre a disputa, Eduardo Leite disse que o projeto de Tarcísio é parecido com o seu e disse não haver problemas em apoiá-lo. O governador gaúcho também não descartou uma candidatura ao Senado.

“Sou conhecedor dessa disposição. Vejo o Tarcísio como uma grande liderança e tenho muito respeito. Vejo que se temos um projeto para o Brasil, vamos apoiar”, declarou.

Com a filiação, Eduardo Leite também assumirá a presidência do partido no Rio Grande do Sul e articulará o seu substituto no Palácio Piratini.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.