Baixar
Tocar
Neste sábado (10), cardeais brasileiros que estão em Roma têm reunião agendada com o papa Leão XIV às 10h da manhã no horário local. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (9) em uma coletiva que tratou do processo de escolha do pontífice.
Os sete cardeais brasileiros que participaram do conclave descreveram o processo como uma experiência de fraternidade e de fé. Eles disseram que os dias antes da definição foram de reflexão e partilha, em clima fraterno, de respeito, diálogo e oração.
O presidente da Conferência Episcopal dos Bispos no Brasil, Dom Jaime Spengler, destacou ainda diversidade de membros do colégio.
“Diversidade de línguas, de proveniências, de tradições religiosas e ouvir esses homens, contando um pouco das suas situações, de suas realidades, mas também as expectativas em vista do bem de toda a igreja, é uma experiência única. experiência de fraternidade e a experiência de fé.”
O arcebispo de Salvador, Dom Sérgio da Rocha, participou da escolha do papa Francisco em 2013, e agora do Papa Leão XIV.
Ele disse que antes do conclave foram feitas considerações sobre o estado da Igreja e das situações no mundo. Isso ajudou na definição de um perfil para o novo papa. Dom Sérgio destacou o momento mais forte para ele.
“Eu acho que o que mais forte foi para mim entregar o voto diante do imenso crucifixo e diante da cena do juízo final lá da Capela Sistina e dizer: ‘Ó, diante de Deus que um dia me julgará, eu estou votando para aquele que eu considero ser idôneo para assumir como papa’. Então, isso pega fundo na gente”, disse.
Para a maioria dos cardeais brasileiros, esta foi a primeira experiência de conclave. E para eles, a escolha do novo papa em 24 horas foi inspirada pela ação do Espírito Santo.
O arcebispo de Brasília, Dom Paulo César, destacou o lado espiritual do pontífice e a formação intelectual dele, que também é doutor em Direito Canônico. Além da experiência universal do papa, que é filho de franceses, nasceu nos Estados Unidos e foi missionário na América-Latina.
Segundo o Vaticano, Leão XIV vai celebrar a missa de início de Pontificado no domingo (18), às 10h da manhã, no horário de Roma, na Praça São Pedro.
E, na terça-feira (20), toma posse da Basílica Papal de São Paulo Extramuros.

Geral Encontro está previsto para este sábado (10) Brasília 09/05/2025 – 19:58 Roberto Piza / Paulliny Fernandes Oussama El Ghaouri, da Rádio Nacional Papa Leão XIV Cardeais sexta-feira, 9 Maio, 2025 – 19:58 2:36