Índia e Paquistão sinalizam trégua, mas condicionam cessar-fogo à reciprocidade

Após um período de tensões entre Índia e Paquistão, ambos os países manifestaram neste sábado (10) sobre a possibilidade de reduzir os ataques mútuos, mas essa diminuição está condicionada à disposição do adversário em também diminuir a hostilidade. Durante entrevista à emissora local Geo News, o ministro de Relações Exteriores do Paquistão, Mohammad Ishaq Dar, afirmou que a suspensão das ações hostis depende da postura da Índia. Por sua vez, a comandante indiana Vyomika Singh sinalizou que a Índia poderia considerar a redução das tensões, desde que o Paquistão fizesse o mesmo.

A situação entre essas duas potências nucleares tem gerado preocupação em nível global, levando a comunidade internacional a pedir por moderação. O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, entrou em contato com líderes de ambos os países, enfatizando a importância de restabelecer a comunicação direta entre eles.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A crise atual teve início em 22 de abril, quando um ataque terrorista na Índia resultou na morte de 26 pessoas. Esse ataque foi atribuído ao grupo jihadista Lashkar-e-Taiba, que opera a partir do Paquistão, embora Islamabad tenha negado qualquer envolvimento. A região da Caxemira, que é objeto de disputa entre os dois países desde 1947, continua a ser um foco de insurgência, com movimentos que buscam tanto a independência quanto a anexação ao Paquistão.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.