A Câmara dos Deputados decidiu criar uma comissão temporária para monitorar as obras do túnel submerso Santos-Guarujá. O requerimento partiu de grupo de deputados federais paulistas coordenado por Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e teve aval do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Em entrevista à CNN, o deputado disse que “a criação da comissão externa visa acompanhar com lupa as obras para que tudo ocorra com transparência e celeridade”. Paulo Alexandre e colegas parlamentares retornam neste sábado (10) de uma missão na Europa voltada ao tema.
O objetivo da viagem foi estudar o projeto e obra do Túnel Fehmarnbelt, que será o maior submerso do mundo, ligando Alemanha e Dinamarca. Em cinco dias de atividades, a comitiva brasileira se reuniu com autoridades dos países e empresários do setor de infraestrutura, marcando o “início formal” da comissão.
“Estamos analisando todas as etapas: desde a formatação do processo e a contratação, até a execução da obra. Um ponto fundamental para nós é vermos como eles enfrentam o desafio de executar uma grande obra sem interromper as atividades portuárias, algo que também teremos que garantir no Porto de Santos”, diz o deputado à CNN.
O túnel imerso Santos-Guarujá tem leilão de concessão marcado para o dia 1° de agosto deste ano. O empreendimento prevê investimentos de R$ 6 bilhões, com participação dos governos federal e paulista.
O projeto prevê a construção de uma estrutura de 1,5km de extensão (sendo 870m submersa). Haverá três faixas de rolamento por sentido, com uma delas para a passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O túnel também terá acesso para travessia de pedestres e ciclistas.
Antiga reivindicação na Baixada Santista, o túnel deve beneficiar pelo menos 80 mil pessoas diariamente. Cerca de 14 mil automóveis e caminhões de até três eixos fazem diariamente o trajeto entre Santos e Guarujá.
Pela estrada, a viagem dura aproximadamente uma hora. Por balsa, pode levar 18 minutos. Com o túnel, poderá ser feita em menos de dois minutos.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Câmara cria comissão para monitorar obras do túnel Santos-Guarujá no site CNN Brasil.