Baixar
Tocar
Hoje (10) é o Dia D de vacinação contra a gripe no país. A campanha acontece em cidades das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% do público-alvo, mais de 80 milhões de pessoas até o fim do ano. Entre elas, crianças, idosos e gestantes.
A vacina é segura, protege contra os vírus H1N1, H3N2 e tipo B e pode reduzir em até 60% casos graves e óbitos.
A ideia do Dia D é imunizar a população antes do inverno, quando os vírus respiratórios estão em maior circulação, como explica o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
“O vírus da influenza é a principal causa hoje de aumento de casos e óbitos de doenças respiratórias no nosso país, estamos no mês de maio e isso pode ficar ainda mais forte”, alerta.
O cenário atual é marcado pela predominância do vírus sincicial respiratório em crianças pequenas, com aumento nas hospitalizações, e pelo crescimento das infecções por influenza em adultos e idosos.
A aposentada Neli Araújo teve covid-19 e fala sobre a importância da vacinação: “Tive covid no ano passado, fiquei 25 dias no hospital. Não deve deixar de vacinar, não. Eu vacino todas, todas que precisar”.
Mais de 50 milhões de doses da vacina contra a gripe já foram distribuídas em todo o país.
A imunização é gratuita e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (exceto região Norte).

Saúde Meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% do público-alvo Brasília 10/05/2025 – 13:41 Bianca Paiva / Paulliny Fernandes Renato Ribeiro, da Rádio Nacional Dia D Vacinação contra a gripe SUS sábado, 10 Maio, 2025 – 13:41 1:56