Um adolescente, que planejava um atentado em uma escola, foi apreendido durante uma operação policial realizada na manhã deste sábado, na cidade de Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul.
Segundo a Polícia Civil, as investigações iniciaram a partir de informações sobre algumas condutas do jovem, que geravam medo e insegurança entre alunos, professores e demais pessoas da unidade de ensino. A corporação constatou que o adolescente tinha comportamento isolado e agressivo, além de fazer ameaças à colegas e professores e proferir discursos de incentivo à violência extrema.
Ele também utilizava roupas parecidas com as de autores de massacres escolares e exibia símbolos ligados ao nazismo. Com os riscos de um possível ataque na escola, a Polícia pediu à Justiça a internação provisória do jovem e a expedição de mandado de busca e apreensão na casa dele.
Durante o cumprimento das buscas, o irmão do adolescente, de 19 anos, destruiu o notebook utilizado pelo investigado, o que aumentou ainda mais a suspeita de que um atentado era planejado.
No local, foram encontrados e apreendidos diversos chips de celular, equipamentos eletrônicos e desenhos feitos à mão detalhados das plantas de todos os andares das escola, além de anotações e cálculos feitos pelo adolescente. Veja fotos abaixo:


O adolescente foi apreendido e encaminhado ao sistema de internação, em cumprimento à decisão judicial. As investigações seguem para apurar se há outros envolvidos no planejamento do ataque.
A operação policial contou com o apoio do Ministério Público Estadual e foi conduzida pela Delegacia de Polícia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Canoas, juntamente com o Núcleo de Prevenção à Violência Extrema.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Adolescente planeja atentado em escola e é apreendido no RS no site CNN Brasil.