Prédio da UFRGS é reaberto 14 dias após professora ser picada por escorpião-amarelo


Veneno do animal é capaz de causar a morte em poucas horas. Caso aconteceu em 29 de abril. Professora foi picada por escorpião amarelo em prédio da UFRGS
Instituto de Artes/Divulgação
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) reabriu parcialmente, nesta segunda-feira (12), o prédio do Instituto de Artes (IA), local onde, há 14 dias, uma professora foi picada por um escorpião-amarelo. O veneno do animal é capaz de causar a morte em poucas horas.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O local foi fechado após o acidente para que a Secretaria Municipal da Saúde e a Vigilância Sanitária inspecionassem do espaço. Após, a UFRGS adotou medidas que permitissem a reabertura do lugar com segurança, como retirar entulho que estava acumulado em salas.
Entulho acumulado no Instituto de Artes da UFRGS
RBS TV/Reprodução
A sede do IA fica na Rua Senhor dos Passos, no bairro Centro Histórico, bairro que tem grande quantidade de escorpiões: em 2024, a prefeitura registrou 399 notificações de capturas e visualizações de escorpião amarelo na cidade e, do total, 348 foram no Centro Histórico. Segundo a direção do IA, não é raro encontrar animais mortos dentro do prédio.
“É um problema da universidade? É. Mas é também um problema de saúde pública. O escorpião está na rua. Nós vemos muito. E a situação fica mais complicada porque não é com veneno que você elimina o animal, ele precisa ser capturado, caçado. A Vigilância Sanitária fez um excelente trabalho, mas a redondeza sofre com os escorpiões. É importante que, como universidade, a gente pense sobre isso, mas também os síndicos dos outros prédios, e também junto com a prefeitura. É um problema da cidade”, diz o diretor do IA, Carlos Völker.
Völker sinaliza que o prédio, nos últimos anos, tem sofrido com o abandono. Materiais que deveriam ter sido retirados do local não foram – acabaram acumulando e se tornaram foco não só de escorpiões, mas também de baratas.
O primeiro andar do prédio segue fechado. Alunos que tinham aula no espaço foram transferidos temporariamente para o Campus Centro da UFRGS.
‘Boom’ de escorpiões amarelos preocupa moradores de Esteio; em uma rua, quase 1 mil foram capturados desde dezembro
⚠️ O que fazer se encontrar um escorpião?
O biólogo Fabiano Soares explica que o escorpião amarelo tem veneno altamente tóxico, capaz de causar a morte da vítima em poucas horas – especialmente em pessoas com sistema imunológico mais sensível, como crianças, idosos ou pessoas com comorbidades. A picada é dolorosa, provoca dor intensa no local afetado, e o veneno se dispersa por todo o corpo. Veja como evitar.
🧹 Limpeza é fundamental
Observe se o local próximo à residência e dentro dela apresenta condições de saneamento básico, se há instalação de redes em ralos e se há limpeza adequada nas áreas externas.
🙅‍♀️ Não interaja ou toque com as mãos
Caso você encontre um escorpião amarelo, não interaja, pois, ele é um animal nocivo à saúde.
Evite tocá-lo com as mãos ou pisar sobre ele, já que em sua cauda há um ferrão contendo veneno.
🚨 Não jogue veneno
Mesmo que você tenha inseticidas à mão, não use! Ao jogar veneno comum sobre o escorpião, ele fica estressado quimicamente. Por possuir um esqueleto externo bastante duro, o veneno de mercado não será eficiente.
🆘 Chame um profissional
A fim de evitar acidentes, a recomendação é acionar um profissional da Secretaria de Saúde ou da Vigilância Sanitária, pois são pessoas capacitadas para lidar com a presença e captura desses animais.
O contato pode ser feito pelo serviço 156 (telefone ou APP 156+POA) ou via endereço eletrônico. É importante informar o local exato da ocorrência e se houve contato direto com o bicho.
🚑 Caso haja interação ou picada
Diante da suspeita ou confirmação de acidente com escorpião, a recomendação é levar a vítima imediatamente ao Hospital de Pronto Socorro, pois, em Porto Alegre, é um dos poucos locais com soro antiescorpiônico, informa a Secretaria Municipal de Saúde.
🚩 Cuidados gerais
Verifique calçados, roupas, toalha e roupas de cama antes de usá-los;
Limpe caixas de gordura e ralos de banheiro e de cozinha;
Mantenha camas e berços afastados da parede;
Evite que lençóis toquem no chão;
Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões;
Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques;
Mantenha os ambientes sem entulhos e sem lixo;
Em comércios, verifique bem o local antes de retirar um produto nas prateleiras mais baixas e em gôndolas de supermercados.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.