Lula não vai escolher entre EUA e China, diz Haddad

O governo brasileiro não vai escolher entre China e Estados Unidos em um contexto de guerra comercial, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao portal UOL. Segundo o chefe da pasta econômica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defende o multilateralismo.

“Ele [presidente Lula] acredita no multilateralismo mesmo. Ele pensa que o Brasil, pela sua dimensão, nem pode pensar em outra política que não seja multilateral. O fato de que na mesma semana eu estar nos EUA e ele na China deveria significar alguma coisa para um observador isento”, disse em entrevista ao UOL.

Haddad esteve nos Estados Unidos (EUA) na semana passada para divulgar o plano nacional de data centers. O ministro aproveitou a viagem para encontrar Scott Bessent, secretário do Tesouro dos Estados Unidos. Na ocasião, os dois falaram sobre as tarifas comerciais.

Enquanto isso, Lula está na China para anunciar parcerias e investimentos com o país asiático. Ao ser questionado se as viagens foram estratégicas diante da política dos EUA, Haddad respondeu que não viaja para o exterior sem autorização do presidente da República.

Haddad também encontrou a presidente do México, Claudia Sheinbaum, na semana passada. No encontro, os dois discutiram sobre a importância dos países não dependerem de relações bilaterais.

Existe um problema estrutural na economia do mundo, diz professor

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula não vai escolher entre EUA e China, diz Haddad no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.