Comandante da Marinha assume ministério da Defesa durante férias de Múcio

O comandante da Marinha, almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, vai representar o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, na chefia da pasta entre os dias 12 e 18 de maio. A substituição acontece porque Múcio está de férias.

A portaria, do dia 6 de maio, foi publicada nesta segunda-feira (12) no Diário Oficial da União.

Indicado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Olsen tomou posse do comando da Marinha do Brasil em janeiro de 2023.

No final do ano passado, Lula, Olsen e Múcio estiveram no centro de uma instabilidade no governo. A Marinha do Brasil divulgou um vídeo em que comparava a carreira na Força à vida de cidadãos civis. Ao final de 1 minuto e 15 segundos, a peça se encerrava com a frase: “Privilégios? Vem pra Marinha”.

O material fazia parte das comemorações do Dia do Marinheiro, celebrado em 13 de dezembro. A gravação irritou o presidente pelo timing e foi excluída. Àquela altura, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, atuava para incluir no corte de gastos mudanças nas regras de aposentadoria dos militares.

Dias depois, Oslen se reuniu com Lula e Múcio e disse à CNN que o vídeo produzido com ironias sobre supostos privilégios de militares foi “inoportuno”.

Marcos Olsen negou, no entanto, que o vídeo tinha como objetivo criticar o conjunto de medidas para o corte de gastos. Segundo ele, a mensagem era destinada ao público interno, especialmente, aos militares da ativa.

Olsen afirmou que a Marinha é motivada basicamente por “demonstrações de gratidão”. Logo, considerou “justo” manifestar reconhecimento por uma rotina de “sacrifícios”. “Lamento que tenha tomado essa interpretação, por alguns”, comentou na época.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Comandante da Marinha assume ministério da Defesa durante férias de Múcio no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.