Capela Sistina, onde aconteceu o conclave, reabre ao público hoje

A Capela Sistina, onde ocorreu o conclave que elegeu o papa Leão XIV, será reaberta ao público nesta segunda-feira (12), segundo comunicado da administração dos museus do Vaticano.

O edifício havia sido fechado no dia 28 de abril para dar espaço aos preparativos para a votação secreta dos cardeais, incluindo a instalação da famosa chaminé que indica o resultado da eleição.

As visitas guiadas dos jardins do Vaticano e da Necrópole da Via Triumphalis também serão reiniciadas nessa segunda.

Alterações na Capela Sistina para o conclave

A Capela Sistina foi construída entre 1473 e 1481. Ela tem 40 metros de comprimento, 13 metros de largura e 21 metros de altura. Saiba mais nesta matéria.

Ela conta também com famosas pinturas de Michelangelo — alguns cardeais foram flagrados pela transmissão ao vivo do início do conclave admirando as obras de arte.

O Vaticano fez uma série de alterações na capela para o conclave, incluindo a instalação de um tablado e da chaminé. Também foram colocados bloqueadores de sinal.

Além disso, as autoridades fizeram varreduras em busca de dispositivos de gravação de vídeo ou áudio, visto que tudo o que acontece na votação é secreto.

Todas essas estruturas foram retiradas com o fim do conclave.

Papa Leão XIV visita a Capela Sistina

O papa Leão XIV visitou a Capela Sistina, local onde aconteceu o conclave que o elegeu como líder da Igreja Católica, após a oração Regina Caeli (Rainha do Céu, em português) no domingo (11).

O novo pontífice foi eleito no segundo dia da votação secreta de cardeais. Segundo um clérigo de Madagascar, Leão XIV teve mais de 100 votos.

Veja o vídeo do papa visitando a Capela Sistina:


Veja imagens da Capela Sistina:

Este conteúdo foi originalmente publicado em Capela Sistina, onde aconteceu o conclave, reabre ao público hoje no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.