O presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, afirmou nesta segunda-feira (12) que o setor de transportes é um dos cinco mais importantes no debate sobre descarbonização.
A declaração foi dada durante o evento Brasil Rumo à COP30, promovido pela Coalizão para a Descarbonização dos Transportes, que entregou ao embaixador um estudo com propostas para reduzir as emissões do setor.
Segundo Corrêa do Lago, o setor de transportes é um dos mais avançados nas discussões sobre a transição energética.
“Estamos aguardando que outros setores também apresentem algumas ideias”, afirmou, ao elogiar a iniciativa da coalizão.
O estudo recebido pelo embaixador aponta que o setor pode reduzir em até 70% suas emissões de gases de efeito estufa até 2050.
Atualmente, os transportes são responsáveis por 11% das emissões de dióxido de carbono equivalente (CO2e) no Brasil, sendo mais de 90% provenientes do modal rodoviário.
Para o cumprimento do plano, as iniciativas de maior impacto foram organizadas em três vetores: mudanças na matriz de transportes, expansão do uso de biocombustíveis e eletrificação.
Óleo de câmbio automático: precisa trocar ou é vitalício?
Este conteúdo foi originalmente publicado em Presidente da COP30 elogia setor de transportes por meta de descarbonizar no site CNN Brasil.