Marcela Ceribelli lança livro sobre o amor que “sempre me prometeram”

Assim como tantas mulheres, a escritora e publicitária Marcela Ceribelli cresceu esperando o amor chegar. Para ela, o amor romântico era como uma promessa de que tudo daria certo ao encontrar a pessoa certa – e, por isso mesmo, foi difícil reparar as ciladas que foram se apresentando no meio do caminho.

Em seu novo livro, “Sintomas – e o que mais aprendi quando o amor me decepcionou”, a autora best-seller tenta entender porque tantas mulheres têm experiências e frustrações similares em relacionamentos românticos.

À CNN, Marcela explica a escolha do título: “Nos ensinaram que o amor ia chegar, mas não nos ensinaram quais eram os sintomas do amor que a gente queria.”

A autora de “Aurora: o despertar da mulher exausta” começou a escrever seu segundo livro em meio ao seu divórcio para entender “qual foi esse amor que me prometeram e por que ele me decepcionou?” 

Dores coletivas

Marcela também apresenta o podcast Bom Dia, Obvious desde 2020, no qual entrevista especialistas para discutir assuntos do universo feminino. Ao longo de sua carreira e em seus livros, ela tem se deparado com a seguinte questão: “Por que tantas mulheres estão passando por coisas similares?”

“Se as dores são coletivas, a gente precisa parar de querer tratar na terapia. São dores estruturais. É como nos ensinaram a amar, e como os homens foram ensinados a amar”, disse.

É entrevistando especialistas de diferentes áreas que ela tenta entender o motivo dessas dinâmicas frustradas envolvendo relacionamentos românticos se repetirem com tantas pessoas diferentes. E, mesmo que sua comunicação seja voltada para as questões do universo feminino, Marcela faz questão de lembrar que o livro é para todos.

“Eu adoraria que esse livro fosse muito lido por homens”, falou ela. “Existe uma performance de masculinidade dentro dos relacionamentos que também prejudica a dinâmica. Não adianta apenas você se letrar como mulher, se você vai se relacionar com homens que ainda estão presos em uma outra dinâmica.”

“A promessa para nós [mulheres], é que quando você tem um par, tudo se resolve. E a promessa para os homens é que, quando eles têm um par, acabou a vida deles. Como é que essas duas pessoas vão se relacionar? Como é que essas duas pessoas vão construir algo tão valioso quanto uma relação?”, acrescentou Marcela.

Descobrir as perguntas certas

Após seu primeiro livro ter se tornado um best-seller e com um podcast ouvido por milhares de pessoas, Marcela fez questão de ressaltar que sua habilidade consiste apenas em sintetizar tudo o que tem aprendido durante suas entrevistas.

“Eu imploro para que não recebam conselhos meus. Porque eu tô tão ferrada quanto todo mundo. Eu repito isso sem parar”, falou. “Eu também estou ali. Eu também estou ouvindo na íntegra esses profissionais.”

“Minha linha editorial é: não procurem respostas, mas procurem as perguntas certas”, explicou a escritora. “Eu não tenho respostas, mas eu tenho perguntas. Vamos lá, descobrir juntas”

Lançamento de “Sintomas – e o que mais aprendi quando o amor me decepcionou”

O novo livro de Marcela Ceribelli será lançado oficialmente nesta quarta-feira (14), na Livraria da Vila, em São Paulo, a partir das 18h.


“Sintomas — e o que mais aprendi quando o amor me decepcionou”, de Marcela Ceribelli • Divulgação
  • Título: “Sintomas – e o que mais aprendi quando o amor me decepcionou”
  • Autor: Marcela Ceribelli
  • Editora: Harper Collins
  • Número de páginas: 224
  • Preço: R$ 59,90

Marcela Ceribelli conta quais obras inspiraram seu livro “Aurora”

Veja quais foram os livros de ficção mais vendidos no Brasil em 2024

Este conteúdo foi originalmente publicado em Marcela Ceribelli lança livro sobre o amor que “sempre me prometeram” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.