SÃO PAULO, 13 MAI (ANSA) – A culinária italiana ou com influências do Belpaese segue brilhando no Brasil ao ganhar destaque no Guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo 2025. Na capital paulista, o ítalo-brasileiro Evvai renovou suas duas estrelas, “reafirmando seu lugar no topo” da gastronomia nacional. Além disso, quatro novos estabelecimentos foram indicados na categoria de “recomendados”.
Se o Evvai, do chef Luiz Filipe Souza, impressiona com seu menu Oriundi, simbolizando o intercâmbio entre Brasil e Itália, o Babbo Osteria, no Rio de Janeiro, foi mencionado pela primeira vez no famoso guia como “recomendado” por sua cozinha “ítalo-carioca”.
Segundo o chef Elia Schramm, o local homenageia seu pai, já que “babbo” é “pai” em dialeto italiano, trazendo para os pratos “memórias de infância e influências familiares”, como pratos de massa artesanal, como a Uova Pepenara, tagliolini servido com pequenos cubos de bacon e um cremoso ovo mollet ? a versão do chef para o clássico carbonara.
Em São Paulo, estão os outros três recomendados pelo Michelin. A comissão do guia afirmou ter ficado “surpreendida” com a “peculiar proposta de fusão no estilo de ítalo-churrascaria” da Giulietta Carni. “A Costela bovina glaceado com molho Gran Masala, acompanhado de mil folhas de batata e cebolas assadas, derrete na boca”, diz a nota do Guia.
Já a Marena Cucina, apesar de oferecer massas e especialidades de toda a Itália, tem como objetivo principal homenagear os “sabores específicos da Puglia”, no sul do país.
Segundo a “recomendação”, “aqui [você] encontrará uma cozinha simples e saborosa, com pratos como a Burrata artigianale Ficchi & Aceto IGP, o Polpo alla Griglia, seu generoso Tagliolini Marena de massa fresca, camarão, polvo, lula e pomodorini”.
Se o Evvai do chef Luiz Souza tem duas estrelas Michelin, sua Trattoria Evvai, com uma proposta da culinária italiana tradicional com ares contemporâneos, está entre as novas recomendações. “Um prato imperdível para começar é o Raviole, recheado com caranguejo, ricota e uma gema se desmancha ao ser cortada, tudo coberto por um molho de manteiga, sálvia e queijo pecorino ralado na hora”, indica a nota do Michelin 2025.
A atual edição do guia recomendou 149 restaurantes, incluindo 18 novidades. Ao mesmo tempo, cinco casas renovaram suas duas estrelas Michelin e quatro novos estabelecimentos conquistaram uma estrela. (ANSA).