ROMA, 13 MAI (ANSA) – O ministro da Proteção Civil e das Políticas Marinhas da Itália, Nello Musumeci, declarou nesta terça-feira (13) a necessidade de um estado de emergência na zona de Campi Flegrei, na Campânia, após um terremoto de magnitude 4.4 na escala Richter atingir a cidade de Nápoles nesta manhã.
“A persistência dos abalos sísmicos, que em dois meses foram de três abalos claramente sentidos pela população, sugere a necessidade de se proceder à declaração do estado de emergência nacional na área de Campi Flegrei”, falou Musumeci.
Segundo o ministro, a “medida responderia essencialmente à necessidade de garantir, em regime extraordinário, a aceleração dos procedimentos já em vigor, definidos pelas diversas normas aprovadas pelo governo [de Giorgia] Meloni no último ano e meio em relação ao risco sísmico nos Campi Flegrei”.
“Solicitarei, portanto, ao governador da região da Campânia o acordo necessário, antes de submeter a proposta de resolução ao Conselho de Ministros para apreciação”, concluiu.
Os Campi Flegrei são um supervulcão localizado na região da Campânia, província de Nápoles, sul da Itália. O mais famoso vulcão do complexo é o Vesúvio, responsável pela destruição da cidade de Pompeia em 79 d.C. (ANSA).