Segundo Bruno Pelli, diretor Global de Serviços Técnicos em Mineração da Vale, a mineradora tem 4% das matérias vindo de materiais circulares. Durante o Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF), o diretor afirmou que a empresa não recebe incentivos pra isso.
“Se queremos ser mais circulares, precisamos de políticas, diretrizes para estimular. Temos tentando colocar produtos verde no mercado, mas, pra nossa surpresa, se você não diz que seu cimento vem de calcário, você não pode chamar de cimento. Nós temos um produto com 60% menos emissão de carbono, mas precisamos misturar porque não podemos vender independentemente”, explica Pelli.
Bruno Pelli afirma que a operação da Vale de menor custo é de economia circular. “Muitas vezes o circular é ainda mais rentável”, disse.
O diretor da Vale ainda defende a criação de processos circulares e que produzem menos CO2.
“Muitas vezes a gente fica falando da circularidade do produto, mas precisamos ser o mais eficiente possível nos nossos processos, tendo a menor pegada de carbono possível”, defende Bruno Pelli.
Para ele, a inovação é importante: “precisamos envolver as empresas em novos processos e produtos para termos prédios mais verdes. Prédios que capturem carbono, que sejam carbono negativos. É esse desafio que temos que encarar”.
As declarações foram dadas durante o Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF).
O fórum é uma iniciativa do Fundo Finlandês de Inovação Sitra e é organizado em conjunto com a FIESP, a CNI, a ApexBrasil e o SENAI.
Em sua nona edição, o fórum aborda temas relevantes de economia circular para a América Latina e para o mundo. O evento acontece nesta terça-feira (13) e na quarta-feira (14), no Parque Ibirapuera, em São Paulo.
O WCEF 2025 reúne os principais especialistas globais para debater a necessidade urgente de adotar um novo modelo econômico e oferece ao setor produtivo a oportunidade de compartilhar soluções e estratégias empresariais para essa transição vital, promovendo a colaboração além-fronteiras.
Óleo de câmbio automático: precisa trocar ou é vitalício?
Este conteúdo foi originalmente publicado em Diretor da Vale defende políticas para estimular economia circular no site CNN Brasil.