O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), afirmou que a guerra tarifária pode abrir oportunidades para o Brasil, uma vez que o país é considerado um importante produtor de commodities. Simões destacou o papel do estado de Minas Gerais em produtos como ferro, café, soja e proteína animal.
Participando de evento “Diálogos Esfera”, que reúne lideranças dos setores público e privado em Nova York, o vice-governador comemorou a iniciativa e disse que o estado está pronto para auxiliar o país nos desafios geopolíticos e também no avanço da agenda sustentável.
Simões citou conversas com instituições financeiras e fundos de investimento. Ele lembrou ainda de investimentos já confirmados, como é o caso do acordo de R$ 100 milhões com a Harsco Environmental para a produção de asfalto sustentável em MG.
“Muitos investimentos na cadeia da produção de alimentos em Minas Gerais sendo estruturadas nesse momento, seja nos fertilizantes, seja no maquinário, seja no processamento de comida. E os Estados Unidos como o maior player mundial de mercado de comida é muito importante nessa nova etapa de Minas Gerais e do Brasil como fornecedores de comida para o mundo”, complementou Simões.
Apesar de afirmar que o cenário demanda cautela e gera dúvidas, o vice-governador reforça que o estado mineiro e o Brasil estão prontos.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Tarifaço abre oportunidades para o Brasil, diz vice-governador de MG no site CNN Brasil.