No mês de maio, quando o Brasil lembra o Dia Mundial da Reciclagem, a cidade de São Paulo ganha a primeira loja do mundo em que a moda é resíduo reciclável.
Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos 2024, divulgado pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), o país enfrenta desafios, reciclando apenas 8% dos resíduos sólidos urbanos. Assim, o número reforça a urgência de iniciativas que estimulem o descarte consciente e a economia circular.
Batizada de Boti Recicla Store, a ação é temporária e acontece exclusivamente na flagship da Boticário, em Pinheiros, entre os dias 23 e 25 de maio.
Como funciona?
Ao longo de três dias, consumidores poderão levar embalagens vazias de qualquer marca de cosméticos para a loja, que contará com uma balança exclusiva para calcular os créditos de troca com base no peso dos resíduos. A troca é feita na hora, de forma simples e acessível, reforçando a importância de logística reversa e reciclagem.
Entre os prêmios disponíveis para resgaste estão:
- Uma prancha de surf do atleta brasileiro Gabriel Medina;
- Um fone de ouvido do DJ e produtor musical Alok;
- Produtos da marca e outras experiências como cortes de cabelo também serão disponibilizados.
A iniciativa está ligada ao Boti Recicla, maior programa de logística reversa no varejo de beleza do país em pontos de coleta. Criado em 2006, o programa já conta com mais de 4 mil pontos de coletas em lojas de todo o Brasil e todas as embalagens vazias de cosméticos desenvolvidas por consumidores e revendedores são encaminhadas para 15 destinatários, em sua maioria cooperativas de reciclagem que realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos.
Importação de lixo: Brasil precisa flexibilizar regras?
Este conteúdo foi originalmente publicado em São Paulo ganha 1ª loja do mundo que aceita recicláveis como pagamento no site CNN Brasil.