A Boeing anunciou nesta quarta-feira, 14, um pedido histórico da Qatar Airways para até 210 aviões widebody, que deve dar apoio à criação de aproximadamente 400 mil empregos nos Estados Unidos. O acordo, descrito pela fabricante como “a maior encomenda de widebodies da história”, inclui 130 jatos 787 Dreamliner, 30 do modelo 777-9 e opções para mais 50 aeronaves.
A cerimônia de assinatura foi acompanhada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e pelo emir do Catar, Tamim bin Hamad Al Thani.
“Estamos felizes em anunciar nosso acordo com a Boeing, a maior encomenda da nossa história”, declarou o CEO do grupo Qatar Airways, Badr Mohammed Al-Meer.
Segundo ele, a aquisição representa um passo essencial na construção de uma frota “mais limpa, jovem e eficiente”.
Com a compra, a Qatar Airways se tornará a maior operadora de 787 Dreamliners do Oriente Médio. A companhia já opera mais de 150 aviões da Boeing.
“Não estamos simplesmente buscando escala, estamos construindo força”, disse Al-Meer.
A presidente da divisão de aviões comerciais da Boeing, Stephanie Pope, afirmou que o pedido consolida a relação entre as empresas: “Estamos honrados por a Qatar Airways ter colocado esse pedido recorde conosco. Nossa equipe está ansiosa para construir 787s e 777s para eles na próxima década.”