O Botafogo, atual campeão, evitou o que seria uma eliminação precoce e retumbante da Copa Libertadores com uma vitória em casa por 3 a 2 sobre o Estudiantes de La Plata nesta quarta-feira (14).
Um golaço de Artur, o melhor jogador da partida, na reta final (84′) deu à equipe carioca um triunfo fundamental, que havia se complicado ao ceder o empate após abrir 2 a 0 no placar.
O time alvinegro, muito irregular nesta temporada e que seria eliminado em caso de derrota, foi muito superior nos primeiros 60 minutos diante dos argentinos, que entraram em campo descaradamente tentando garantir o empate.
Um gol de Ruan Cruz pouco antes do intervalo (42′) colocou o Botafogo na frente e o segundo veio após o intervalo com uma cabeçada de Igor Jesus (52′).
O Estudiantes, que praticamente não havia ameaçado a meta do time carioca, diminuiu o placar em um pênalti convertido por Tiago Palacios (62′) e 15 minutos depois, o próprio Palacios empatou (77′), aproveitando uma sobra dentro da área adversária.
Quando a torcida alvinegra já temia o pior, veio o momento de puro brilho de Artur. Ele se livrou de Facundo Rodríguez e Arzamendia e finalizou com categoria para o fundo da rede garantindo a vitória para o Botafogo, que disputará uma vaga nas oitavas de final na última rodada.
“O Botafogo apostou em mim, e não é por acaso. Acredito que tenho as qualidades necessárias, estou agregando muito ao time e espero agregar ainda mais”, disse o herói da noite e principal contratação do time carioca para esta temporada.
“Acho que o começo foi muito difícil, a adaptação de novo. Vim da Rússia, onde era um jogo por semana, um jogo mais lento, eu não jogava tanto, e quando cheguei aqui, tem um jogo a cada três dias. Ainda estou me adaptando, mas estou muito feliz. Tenho que parabenizar a torcida e a nossa equipe por não desistirem”, acrescentou Artur.
Com 9 pontos, o Glorioso tem a obrigação de vencer em casa a Universidad de Chile (10 pontos) para avançar às oitavas de final, enquanto o Estudiantes (9) também se classificará se vencer em casa o lanterna e já eliminado Carabobo.
Escalações:
Botafogo: John – Vitinho (Mateo Ponte 83′), Jair Cunha, David Ricardo, Alex Telles (Jeffinho 83′) – Artur (Danilo 90′), Gregore, Marlon Freitas (cap) (Allan 89′), Cuiabano – Igor Jesus, Rwan Cruz (Nathan Fernandes 75′). Técnico: Renato Paiva.
Estudiantes de la Plata: Matias Mansilla – Eric Meza, Sebastián Boselli (Edwuin Cetré 79′), Santiago Núñez, Facundo Rodriguez, Santiago Arzamendia Duarte (Joaquín Tobio Burgos 90′) – Tiago Palacios, Santiago Ascacibar (cap), Gabriel Neves (Ezequiel Piovi 59′), José Ernesto Sosa (Facubdo Farias 59′) – Lucas Alario (Luciano Giménez 59). Técnico: Eduardo Domínguez.
prb/cl/aam