O mercado financeiro enfrenta um dia movimentado nesta quinta-feira (15), com uma série de indicadores econômicos importantes sendo divulgados, principalmente nos Estados Unidos, e a continuação da temporada de balanços no Brasil.
Nos EUA, às 9h30 (horário de Brasília), será divulgado o índice de preços ao produtor (PPI), com expectativa de alta de 0,2% em abril, após queda de 0,4% em março.
No mesmo horário, serão conhecidos os dados de vendas no varejo americano, com previsão de estabilidade após alta de 1,5% no mês anterior.
Ainda às 9h30, serão divulgados os pedidos de auxílio-desemprego, com estimativa de leve aumento para 229 mil solicitações, e o Índice Empire State de Atividade em Nova York, que deve cair para -10 em maio.
Discurso de Jerome Powell
Às 9h40, o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, fará seu primeiro discurso desde o anúncio do acordo preliminar entre EUA e China sobre tarifas de importação.
É esperado que Powell comente sobre os recentes dados de inflação, mas é pouco provável que mude o tom de seu discurso em relação à última reunião de política monetária.
No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados de vendas no varejo de março.
Balanços corporativos
A temporada de balanços do primeiro trimestre chega ao fim no Brasil, com a divulgação de resultados de empresas importantes como Banco do Brasil, BRF, Marfrig, Cosan, CPFL Energia e Cyrela. O mercado também deve repercutir o prejuízo da Eletrobras, anunciado na noite anterior.
No cenário internacional, o Banco Central do México deve anunciar uma redução de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, passando de 9% para 8,5% ao ano. Já no Japão, será divulgado o PIB preliminar do primeiro trimestre, com expectativa de recuo de 0,1%.
Com tantos eventos econômicos e corporativos, os investidores terão um dia repleto de informações para analisar e tomar decisões no mercado financeiro.
Este conteúdo foi originalmente publicado em BDM: balanços financeiros e falas de Powell atraem atenção do mercado no site CNN Brasil.