Produção industrial dos EUA se mantém estável em abril

A produção industrial americana se manteve estável em abril, o que representou uma decepção para o mercado, de acordo com uma pesquisa mensal do Federal Reserve (Fed, banco central americano), publicada nesta quinta-feira (15).

Os dados divulgados mostram que o índice se manteve sem alterações em comparação a março, enquanto analistas previam um aumento de 0,3%, de acordo com o consenso publicado pelo briefing.com.

Na comparação anual, o indicador permanece em uma tendência de alta, com um aumento de 1,3%.

Embora o setor de serviços de distribuição tenha registrado um ligeiro aumento na atividade no mês (+3,3%), compensou pouco o declínio observado nos setores industrial (-0,4%) e de mineração (-0,3%).

Estes dois subíndices ainda estavam em alta em março, antes da entrada em vigor das tarifas “recíprocas” estabelecidas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e do aumento das tensões comerciais entre Washington e Pequim.

Em particular, a produção de bens duráveis caiu 1,3% em um mês, enquanto a construção e os materiais de construção e de escritórios caíram 1% e 0,3%, respectivamente.

Entre os setores mais afetados, o automotivo e o siderúrgico sofreram o maior declínio. Ambos enfrentam tarifas alfandegárias setoriais de 25% tanto para veículos e peças de reposição como para o aço e o alumínio.

els/abx/mr/mel/yr

Adicionar aos favoritos o Link permanente.