Sem detalhar, Vaticano confirma origens italianas de Leão XIV

SÃO PAULO, 15 MAI (ANSA) – “Primeiro papa agostiniano” e o “segundo pontífice americano depois de Francisco”, o estadunidense Robert Francis Prevost tem “ascendência italiana”, confirmou o Vaticano na biografia publicada sobre Leão XIV, mas sem acrescentar detalhes. Coube então, aos genealogistas vasculhar documentos que atestem o caso, os quais localizaram referências que apontam a província de Turim, no Piemonte, norte da Itália, como a terra de origem de seu antepassado.   

Segundo reportagem do Corriere della Sera, documentos encontrados no censo de 1950 em Chicago, cidade natal do Papa, revelam que seu avô paterno, John R. Prevost, é “professor profissional de línguas românicas, nascido na Itália”, mas sem qualquer indicação ao local de nascimento. Na mesma página, há ainda uma referência à sua esposa, avó do líder da Igreja Católica, a francesa Suzanne Fabre, e a um dos filhos do casal, “John C.”, tio de Leão XIV.   

Em uma busca nos sites amadores de genealogia familysearch.org e WikiTree, é possível ter mais informações sobre o sangue italiano de Robert Prevost. Nesse último, a árvore genealógica do pontífice mostra que John Prevost (que aparece registrado em francês, Jean Prevost, com a adição do sobrenome “Lanti”) nasceu em Turim, Itália, em 24 de junho de 1876, filho de Jean Prevost, e morreu em 1960 em Evergreen Park, Illinois, Estados Unidos.   

Tendo emigrado para os EUA provavelmente no início do século 20, ele se casou com Suzanne Louise Marie Fabre (1896-1979) em Chicago. O casal teve dois filhos: John Centi Prevost (1917-1996) e Louis Marius Prevost (1920-1997), este último, pai do Papa.   

A reportagem do Corriere reforça que “até o momento, o cartório de registro de Turim não confirmou que haja nascimentos em nome de Jean L. Prevost em seus registros”.   

“Caso a hipótese piemontesa esteja correta, o avô do pontífice pode ter nascido em um dos municípios vizinhos”, diz o jornal, acrescentando que o WikiTree também traz nomes que afirmam que “talvez seu nome original seja Giovanni Prevosto”.   

No arquivo online da Ellis Island Foundation, que reúne citações àqueles que imigraram para os EUA entre os séculos 19 e 20, a lista de passageiros do navio La Bretagne, que partiu de Le Havre, na França, para Nova York em 6 de abril de 1903, aparecem também Giuseppe e Giovanni Prevosto, de Settimo Rottaro, um vilarejo nos arredores de Turim.   

No entanto, o papel mostra uma contradição: a idade indicada ao imigrante italiano Giovanni Prevosto é de 36 anos, o que colocaria seu nascimento em 1867 e não em 1876, como consta no censo de Chicago. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.